TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DE DIREITO CIVIL

Por:   •  6/5/2017  •  Resenha  •  6.205 Palavras (25 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 25

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DE DIREITO CIVIL

1 - Quadro Evolutivo

1.1. Do Direito Romano até a Revolução Francesa: divisão do Direito em Civil e Penal

É cediço que o Direito Romano apresentou as primeiras feições do Direito Civil.  No direito Romano a ciência jurídica era dividida em:

  • direito civil; i
  • direito penal. 

E era civil tudo o que não era penal.

O direito civil era tudo, e quem quer ser tudo talvez não consiga ser rigorosamente nada. Este era o grande problema do direito civil, pois ele englobava todas as matérias que não eram penais. E por conta disto, o direito civil apresentava-se com uma grande feição, apresentando-se dentro do direito civil: o direito do trabalho, o direito processual civil, o direito empresarial, o direito administrativo.

Ao direito civil faltava uma conformidade disciplinar, exatamente porque este englobava tudo que não era direito penal.

Com tal composição, onde tudo que não se trata-se de direito penal se encontrava dentro do direito civil, tal fato fez com que dentro deste se encontra-se as normas que se aplicavam ao Estado. Assim, com a presença do absolutismo estatal o direito civil passou a ter correlação com os interesses do rei, por isso o direito administrativo situava-se dentro do campo civil. E assim havia um grande problema, pois considerando que a presença do Estado despertava a supremacia do seu interesse, e fazia com que o Rei ditasse as regras, então, naturalmente o direito civil terminava por espelhar o interesse do Estado.

Isso se manteve até a revolução francesa. Toda esta concatenação teve assim como limite a Revolução Francesa, que tinha por ideais a igualdade, liberdade e fraternidade, haja vista que instaurou uma nova ordem social.

1.2. Revolução Francesa (Code de France, 1804): divisão do Direito em Público e Privado.

A partir deste momento começa a se estruturar o direito civil moderno, isso em 1804. Neste momento surgiu o “Code de France” (Código Napoleônico), que está em vigor até hoje.

Quando Napoleão ascendeu ao poder por vontade da Burguesia, então, Napoleão e a burguesia ajustaram um pacto. Era preciso conceber um novo sistema, inclusive jurídico (ora, uma nova ordem social, e uma nova ordem jurídica), então Napoleão encomendou um Código Civil, e este código civil redefiniu os quadrantes do direito, dividindo o direito entre Público e Privado.

Assim, a finalidade deste código foi retirar o Estado do Direito Civil, concebendo uma engenharia jurídica que preserva-se a propriedade privada, a autonomia privada, era necessário que se garantisse aos particulares o direito de contratar livremente. Foi com o Código da França que se separou pela primeira vez o direito em: público e privado. O direito público era o direito administrativo, ao passo que o direito privado era o direito civil. Onde não havia interesse estatal, prevalecia o interesse particular.

Napoleão queria garantir à burguesia tudo que se entregou a ele, para derrubar o absolutismo estatal (causou a queda da bastilha). Napoleão garantiu a propriedade privada, a autonomia privada contratual (que se chamava pacta sunt servanda).

Napoleão, em outro passo, também garantiu a Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado em matéria de Direito Público. Se tiver interesse público, prevalece o interesse público, caso contrário, o particular terá autonomia.

Devemos lembrar que todo o Código traz consigo certos valores. Quais eram os valores deste Código? O Código da França era:

  •          Patrimonialista;
  •          Individualista.

O direito civil construiu-se a partir da referência da propriedade privada e do pacta sunt servanda. Portanto, o direito civil quis garantir a liberdade no campo privado, mas sem violar a supremacia do interesse público sobre o privado.

Temos uma grande comparação quase que idílica (figurado) entre um jardim e uma praça. Esta é uma metáfora apresentada pelo grande professor Nelson Saldanha de Pernambuco. Nelson Saldanha compara o público vs. Privado com um jardim e uma praça. A praça é o espaço do público, ao passo quo jardim é o espaço privado. Na praça só posso fazer o que a lei permite. Já no jardim posso fazer tudo, exceto o que a lei proíbe.

Nas pegadas do Código Civil Francês, surge em 1896 um segundo Código da era moderna, qual seja: Código da Alemanha (“BGB”), que possuía as mesmas diretrizes do Código Francês, qual seja, individualista e patrimonialista.

1.3. Constituição Imperial e o Direito Civil

No Brasil, a primeira manifestação do direito civil foi em 1824, por meio da Constituição Imperial de 1824, que estabeleceu que em 1 (um) ano deveriam ser elaborados um Código Civil e um Código Penal. O Código Criminal do Império foi elaborado em 1832. Quanto ao Código Civil o legislador foi muito lento, sendo que em 1855 o Brasil contratou o Baiano Augusto Teixeira de Freitas para elaborar o primeiro Código Civil brasileiro. Teixeira de Freitas era um homem visionário e acima dos padrões da época, e rapidamente começou os estudos.

Teixeira de Freitas então em 1862 apresentou o seu Projeto de Código Civil, que ele humildemente chamou de “esboço de Código Civil”, que tinha quase 7 mil artigos, e tratava de matérias inusitadas, tais como: a proteção do nascituro; revisão judicial de contratos; e divórcio. O Governo nem deu andamento ao projeto de Teixeira de Freitas, afinal era muito evoluído para a época.

Teixeira de Freitas enlouqueceu após isso, sendo até mesmo interditado.

O esboço de Teixeira de Freitas adotou o “esboço” de Teixeira de Freitas, sendo hoje um dos países mais avançados do mundo em matéria de direito civil, sendo utilizado pela Argentina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (362.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com