TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação, Mediação, Conciliação E Arbitragem

Por:   •  29/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE MÁSTER DO PARÁ[pic 3]

[pic 4]

BACHARELADO EM DIREITO

JACQUELINE MELO CARIDADE TÚANNY CAROLINNY OLIVEIRA COSTA

NEGOCIAÇÃO, MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM

JACQUELINE MELO CARIDADE TÚANNY CAROLINNY OLIVEIRA COSTA

NEGOCIAÇÃO, MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM

Trabalho apresentado à atividade interdisciplinar individual da FAMAP - FACULDADE MÁSTER DO PARÁ, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito.

Orientador:

Prof. Drª. Suzana Affonso

CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

O início histórico da conciliação, surgiu há muitos anos em registros contidos na Bíblia Sagrada. No livro de Mateus, capítulo 5 e verso 25, traz a seguinte passagem: “Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão”.

Já o início da prática desta modalidade no Brasil, inicia no século de XIX, através da primeira Constituição Imperial Brasileira (1924), que a conciliação ganhou status constitucional, trazendo em seu art. 161, o seguinte texto: “Sem se fazer constar que se tem intentado o meio da reconciliação não se começara em processo algum” (VIEIRA, s/d, p.2).

A conciliação é um ato que vem se alicerçando cada dia mais por ser um procedimento célere e hábil para resolução de conflitos, mostrando um caminho viável para pacificação das partes, sem precisar provocar o poder judiciário, intermediando o diálogo entre as partes e muitas vezes resolvendo a resolução do mérito com mais agilidade, o que difere de um processo que tramita no judiciário.

No âmbito judicial, a conciliação é realizada pelo juiz que irá julgar aquele processo.

A conciliação é uma resolução de conflito, que é realizada por um terceiro, que faz a mediação para que realize o negócio jurídico de forma tranquila.

Martín apud Pinho define as características da mediação como sendo: a) voluntariedade; b) eleição do mediador; c) aspecto privado; d) cooperação entre as partes; e) conhecimento específico (habilidade) do mediador; f) reuniões programadas pelas partes; g) informalidade; h) acordo mútuo; i) ausência de sentimento de vitória ou derrota.

Assim, a conciliação traz um sentimento de harmonia, pois as partes são ouvidas e após, o mediador traz uma solução para a lide de uma certa forma que nenhuma das partes fique no prejuízo.

Já a Mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para conseguir buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos. No dicionário, nos

de forma não autoritária, pela interposição de um intermediário entre as partes em conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com