TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Introdutórias de Direito Civil: Pessoa natural e pessoa jurídica

Por:   •  30/10/2018  •  Artigo  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Secretariado Executivo

Aspectos Legais Empresariais

Turma: AEMESPT-MCA

Roteiro 02 – Noções introdutórias de Direito Civil: pessoa natural e pessoa jurídica

Direito Civil: ramo do direito privado que regula as relações de natureza familiar, patrimonial e obrigacional entre pessoas. Direito comum que rege as relações entre particulares, desde o seu nascimento até a morte.

Seus princípios basilares são: personalidade, autonomia da vontade, propriedade individual, intangibilidade familiar, legitimidade da herança, direito de testar e solidariedade social.

Código Civil: Lei nº 10.406, de 10.01.2002. Concentra a disciplina que forma o Direito Civil e está dividido em duas partes: a parte geral (das pessoas, dos bens e dos fatos jurídicos) e parte especial (direito das obrigações, direito de empresa, direito das coisas, direito de família e direito das sucessões).

Inovações do CC/02: - conformação com os princípios constitucionais

                                   - novo padrão ético (justiça material)

                                   - coletivo acima do indivíduo (função social)

                                   - opção por cláusulas gerais e conceitos jurídicos abertos

Personalidade e capacidade:

O termo personalidade refere-se ao reconhecimento jurídico da aptidão genérica das pessoas para adquirir direitos e contrair obrigações. A condição ao reconhecimento da personalidade será, portanto, a existência da pessoa. Atribuir personalidade é reconhecer a titularidade de direitos a uma pessoa. Porém, enquanto não atingir a maioridade, não poderá exercer esses direitos e obrigações por si só (somente com a representação ou assistência dos pais ou tutores).

Direitos da personalidade: direitos inatos ao homem, inerentes à condição humana, sem os quais esta não poderia se desenvolver plenamente. Eles se espraiam por três planos distintos: físico, intelectual-emocional e moral. São direitos absolutos, intransmissíveis, indisponíveis, irrenunciáveis, imprescritíveis, impenhoráveis e inapropriáveis.

O termo capacidade refere-se à extensão de exercício dessa aptidão genérica na prática, a aptidão concreta da pessoa para realizar atos, E a capacidade é condição de validade de todo negócio jurídico. Há restrições legais de caráter etário, deficiência intelectual, falta de discernimento ou impossibilidade de manifestação da vontade, estabelecidos em lei; daí falar-se em incapacidade absoluta e relativa.

Diferem da incapacidade as situações de impedimento, em função de cargos, de situação jurídica, de condenação judicial, quando a pessoa não poderá praticar atos ou exercer determinada atividade. Incompatibilidade de funções, conflitos de interesse, são as causas desse tipo de impedimento (ex.: a pessoa declarada falida não pode exercer a atividade empresarial enquanto não forem declaradas extintas as suas obrigações por sentença judicial).

Com relação à capacidade, o Código Civil distingue as pessoas incapazes, as relativamente capazes e as plenamente capazes ou, simplesmente, capazes.

Incapacidade absoluta: vedação legal absoluta à prática pessoal de atos da vida civil. Pena é a nulidade do ato ou negócio jurídico. Representantes legais (pai, mãe ou tutor). A figura do curador. A mera senilidade não é fator de restrição.

Capacidade relativa: a restrição se refere a certos atos ou à maneira de os exercer (podem praticar atos com a assistência de seus representantes). Exemplos: o menor relativamente capaz pode testemunhar, exercer emprego público, celebrar contrato de trabalho, ser empresário mediante autorização, aceitar mandato, fazer testamento; limites da capacidade do pródigo (art. 1782, CC/02[1]).

Capazes ou plenamente capazes: as restrições à capacidade cessam aos 18 anos completos. Entre 16 e 18 anos, o Código Civil prevê algumas hipóteses de antecipação da capacidade plena: emancipação voluntária ou judicial; emancipação tácita ou legal (casamento e exercício de emprego público efetivo, colação de grau em curso de nível superior, estabelecimento com economia própria). Tais hipóteses presumir que tais pessoas são maturas o suficiente para a prática de todos os atos da vida civil e assumir as suas conseqüências (por exemplo, os pais podem reconhecer a maturidade do filho, emancipando-o, ou o fato do menor se estabelecer com economia própria revela tal maturidade).

Cessação da capacidade: termina a personalidade jurídica da pessoa natural com a sua morte. Morte presumida com declaração judicial de ausência (dúvida acerca da morte) e sem decretação de ausência (circunstâncias que indiretamente conferem certeza à morte). Comoriência: quando duas pessoas falecem num mesmo evento sem que seja possível determinar o momento da morte de cada uma delas, a lei presume que morreram no mesmo instante.

Perda superveniente da capacidade: as pessoas podem perder a capacidade posteriormente à sua aquisição, nas hipóteses de redução de discernimento e/ou de impossibilidade de manifestação da vontade, não importando sua causa, e, também, na hipótese de prodigalidade (pródigo é aquele que dilapida o patrimônio até a sua ruína).

Tutela e Curatela: institutos previstos no Código Civil para representação ou assistência de menores que se tornam órfãos pela morte dos pais ou quando estes percam o poder familiar (tutela); ou de pessoas que sejam declaradas incapazes por enfermidade ou deficiência mental que lhes retire o discernimento, ou que não possam exprimir sua vontade por causa duradoura, os que sejam ébrios habituais e os pródigos (curatela). Tutor e curador representarão ou assistirão seus tutelados ou curatelados ao exercício dos atos da vida civil, em sua plenitude ou para alguns tipos de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com