TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAPACIDADE CIVIL DA PESSOA NATURAL E DIREITO DE FAMÍLIA – DIREITO ROMANO E CCB/2002

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal da Paraíba

Curso: Direito   Turno: Noite   Período: 2º

Disciplina: Direito Romano

Professor(a):

Alunos (as):

QUESTÕES – CAPACIDADE CIVIL DA PESSOA NATURAL E DIREITO DE FAMÍLIA – DIREITO ROMANO E CCB/2002

 

1- Como o Código Civil/2002 trata as pessoas portadoras de incapacidade relativa? Os atos jurídicos por elas praticados tem validade?

Segundo art. 4 do CC 2002:

Art. 4o  São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer:

I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

II - os ébrios habituais e os viciados em tóxico;

III - aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade;

IV - os pródigos.

Para terem seus direitos civis protegidos os relativamente incapazes terão de sujeitar-se à tutela ou curatela (total ou parcial, Arts. 1.767 e 1.772) e seus atos são válidos desde que tenham sido executados de maneira assistida (art. 171, inc. I) sendo possível a convalidação (art. 172 e art. 178, inc. III).

Contra a pessoa relativamente incapaz, considerando-se que tem discernimento, embora não pleno, já correm os prazos prescricionais e decadenciais.

2- As pessoas consideradas absolutamente incapazes são portadoras de incapacidade permanente? O direito romano distinguia personalidade de direito e capacidade jurídica? Comente.

À luz do CC 2002:

Art. 3o  São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos.

Desta maneira, percebemos que o fato que gera a incapacidade absoluta é transitório, logo, deixando de existir o fato, a incapacidade também deixará.

Sim, o direito romano distinguia entre personalidade de direito e capacidade jurídica, pois para ter personalidade de direito eram necessários alguns requisitos de existência - nascer vivo, ter forma humana e ser viável - e requisitos de capacidade - status libertatis, status civitatis e status familiae.

3- Como a nossa legislação trata a questão da drogadição, incluindo o alcoolismo(ébrio)? Faça comparação com as regras da Lei de Trânsito.

Os drogados e os ébrios eventuais são considerados incapazes de exercer ou à maneira de exercer certos atos, conforme Art. 4º, inc. II do CC Brasileiro.

Isso se dá em face que nessa condição, essas pessoas não possuem plenitude física e psicológica para o exercício de certos atos, ficando assim, suas ações prejudicadas.

É conhecido a todos que uma pessoa embriagada tem seus reflexos prejudicados e desta forma o Código de Trânsito Brasileiro incorporou este fato, editando uma norma que proíbe condutores com um certo nível de embriaguez, assumam o controle de veículo automotor.

 

4- Que direitos são reservados ao nascituro? Atualmente, existe Projeto de Lei que trata de forma inovadora a questão do nascituro?

Como o nascituro não tem personalidade civil, a qual começa somente com o nascimento com vida, não é detentor de direitos, no entanto, a lei cuida de proteger e resguardar seus interesses, podendo ser constituído como herdeiro ou legatário; receber doação mediante a aceitação de seu representante legal, dentre outros direitos.

Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Art. 542. A doação feita ao nascituro valerá, sendo aceita pelo seu representante legal.

Art. 1.779. Dar-se-á curador ao nascituro, se o pai falecer estando grávida a mulher, e não tendo o poder familiar.

Parágrafo único. Se a mulher estiver interdita, seu curador será o do nascituro.

Atualmente existe sim um projeto de lei em tramitação que trata os nascituros de outra forma, é o PL 489/2007, denominado “Estatuto do nascituro”, que versa sobre assuntos polêmicos como o aborto, o tornando crime hediondo.

 

5- O que vem a ser comoriência? Qual a sua importância no direito civil brasileiro?

Art. 8o Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos.

Sua importância no direito civil brasileiro se dá no tocante a sucessão. A comoriência é, assim, a presunção de morte simultânea, de uma ou mais pessoas, na mesma ocasião (tempo), em razão do mesmo evento ou não, sendo essas pessoas reciprocamente herdeiras.

6- Quais os tipos de parentesco estabelecidos no CCB? No tocante ao parentesco por afinidade, ele pode ser extinto com a morte ou divórcio das pessoas casadas ou em união estável?

O código civil brasileiro prevê dois tipos de parentesco, o natural e o civil.

Art. 1.593. O parentesco é natural ou civil, conforme resulte de consanguinidade ou outra origem

Os parentes consanguíneos são aqueles que têm vínculo biológico entre si. Os não-consanguíneos são os parentes civis, cujo vínculo familiar nasce por afinidade ou por adoção.

Os parentescos por afinidade em linha reta não se extinguem ao todo com o divórcio:

Art. 1.595. Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade.

§ 1o O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.

§ 2o Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável.

Ou seja, Apenas o parentesco por afinidade na linha reta (ligação por ascendência ou descendência) não acaba com a dissolução do casamento ou da união estável. Permanece, portanto, a afinidade entre sogro (a) e nora ou genro, padrasto/madrasta e enteado (a). Assim, não existe ex-sogro ou ex-sogra.

7- O direito civil brasileiro admite o divórcio? Cite os tipos de dissolução conjugal.

Admite. O divórcio é a etapa posterior a separação conjugal.

Art. 1.572. Qualquer dos cônjuges poderá propor a ação de separação judicial, imputando ao outro qualquer ato que importe grave violação dos deveres do casamento e torne insuportável a vida em comum.

A partir da separação judicial, pode ser requerido o divórcio, como consta no Art. 1.580:

Art. 1.580. Decorrido um ano do trânsito em julgado da sentença que houver decretado a separação judicial, ou da decisão concessiva da medida cautelar de separação de corpos, qualquer das partes poderá requerer sua conversão em divórcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com