TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alcance do Direito ao Silêncio

Por:   •  17/10/2015  •  Ensaio  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Matriz de atividade individual*

Módulo: 1 Atividade: 7

Título: O Alcance do Direito ao Silêncio

Aluno: Patrícia Salles

Disciplina: Dir.Proc.Penal Turma: T0018_0913

Introdução

O direito constitucional ao silêncio constitui garantia de ordem pública extremamente ampla, tendo em vista que engloba princípios constitucionais pétreos como a ampla defesa e contraditório, presunção de inocência, proibição de provas ilícitas e o direito de permanecer calado, sendo certo que o silêncio não deve ser entendido somente como comportamento passivo em permanecer calado, como também o direito do acusado de não produzir provas contra si mesmo, incluindo a proibição de submissão obrigatória a exames físicos, fundamentado no princípio da dignidade humana, da privacidade e da intimidade, também de matiz constitucional.

Direito ao silêncio

A amplitude do direito ao silêncio abrange não somente os réus presos, como também os acusados de maneira geral, inclusive no âmbito administrativo, sendo permitido à pessoa valer-se de tal prerrogativa como garantia à não autoincriminação.

Assim, tem-se que tal garantia se caracteriza por duas manifestações comportamentais diferentes a saber: ausência de manifestação por meio de palavras e/ou por meio de atos, este último implica em comportamentos tais como, recusar-se a depor, fornecer materiais gráfico, vocal ou genético para auxiliar investigação policial e, inclusive, segundo entendimento de nossa Corte Maior , autorização para mentir em juízo. Tudo com o objetivo de evitar autoincriminação.

O mesmo não ocorre com outros ramos do direito, cujo silêncio será interpretado conforme o que estiver expresso na norma, a exemplo dos contratos, no direito civil, em que o silencio de uma das partes implica anuência ao negócio entabulado.

No processo penal é bem mais ampla a vedação de autoincriminação, cuja natureza jurídica, segundo o Supremo, constitui direito subjetivo constitucional do indivíduo, decorrente do princípio do devido processo legal.

Conclusão

No processo penal brasileiro o direito constitucional de permanecer calado passou por grande evolução histórica, sendo certo que a mais moderna jurisprudência de nossa Corte Constitucional, em verdadeiro ativismo judicial, conferiu tamanha amplitude no alcance de tal direito para abranger não somente o silêncio e passividade do acusado, como também, a inexigibilidade de colaboração com a investigação envolvendo, inclusive, o direito de opor-se à atuação do Estado para que este obtenha provas de autoria, tais como a recusa de fornecimento de material ou até mesmo, a imputação, pelo acusado, do crime a outrem, para evitar sua autoincriminação.

Referência bibliográfica

Textos fornecidos pelo orientador:

SILVA JUNIOR, Luís Aldair Nunes da. Princípios do Processo Penal: a busca da verdade real e o direito de não produzir prova contra si mesmo.

GOMES, Luiz Flávio. Exame de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com