TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Batismo de Sangue

Por:   •  28/8/2019  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

ALUNA: Stéffany Pereira de Araújo

DISCIPLINA: Direitos Humanos - 9A

PROFESSORA: Tamara Andreucci

RESENHA DO FILME BATISMO DE SANGUE

FEIRA DE SANTANA-BAHIA

12.04.2017

RESENHA DO FILME BATISMO DE SANGUE

Batismo de Sangue é um filme brasileiro, lançado em 2017.

Retrata a experiência de resistência à ditadura no Brasil.

Destaca a trajetória politica que se evidenciam no regime vigente, bem como os freis dominicanos. A prisão destes freis e as torturas pelas quais eles sofreram.

Em especial o protagonista Frei Tito, que foi torturado, sofrendo de mais cruel as consequencias de torturas , ao ponto de tentar tirar sua própria vida na prisão e depois de alguns anos, já exilado,  no apse da loucura, não resiste às pressões das torturas e do exílio e acabada suicidando-se, por não suportar mais os traumas nos recantos de sua alma.

Os militares lutavam contra os comunistas e todos que fossem contra a ditadura ou quem falasse mal do governo, era preso.

Tito, Beto, Oswaldo, Fernando e Ivo, além de seminaristas tinham em comum o fato de serem jovens e idealistas. Onde se baseavam na doutrina cristã, se dedicavam a fé e a vida, os cinco freis encontraram nos ideais de esquerda, eles ream ligados à igualdade dos direitos e condições, motivos de lutar contra o regime onde segundo eles, oprime o povo e é conivente com a desigualdade, a fome e as injustiças.

No inicio do filme Tito, um jovem estudante de filosofia, sai de sua aula e entra em uma reunião de estudantes, onde está sendo decidido sobre o congresso da UNE, que iria eleger o próximo presidente da entidade, que seria contra o regime militar. Mas não deu certo, porque as pessoas se entregaram e também como o frei Beto que foi entregue, onde se afirmava que pessoas apoiavam a ditadura, ou simplesmente entregavam por medo ou para receber recompensas.

No filme também tinha o chefe dos guerrilheiros e um dos objetivos dos militares era matar esse homem.

Torturaram alguns freis, para que eles contassem onde era o local de encontro para localizar o chefe e o matar. Contodavia, mesmo com a morte dele e a prisão e tortura de enumeras pessoas, a guerrilha continuou, pois quem se opusesse aos mandos e desmandos da ditadura era perseguido, preso, torturado ou exilado em outros países, sendo que muitos foram até mortos, sumariamente, desaparecendo sem deixar pistas e os conflitos continuaram até 1985, quando a ditadura acabou.

Apesar das cenas fortes, dramáticas e realísticas, que retratam o que aconteceu, enfatisou muito sobre a questão da tortura, como tudo era violento e como isso afetava a vida de várias pessoas, como as mulheres sofriam, as torturas, os espancamentos e ainda era, violentadas sexualmente.

Nada foi básico, a tortura existiu e foi muito forte, os horrores e crimes cometidos pelos agentes da repressão jamais poderão ser esquecidos em nossa história.

Mas, os jovens resistiram, cada um dentro dos seus limites, lutaram até o fim por aquilo que lhes eram justo.

Do inicio ao fim daquela ditadura militar.

E no fim daquilo tudo, não deixou de significar que foi uma vitória destes jovens, para uma sociedade que eles queriam mudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (713 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com