TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Batismo de Sangue

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

Mônia Cabral Arantes 4º Termo de Psicologia

Profº: Dr. Fernando Luiz Zanetti

RESENHA DO FILME: BATISMO DE SANGUE

O filme batismo de sangue conta a história de jovens estudantes e religiosos militantes durante a ditadura no Brasil. O nome tem um significado em especial, uma vez que eram freis e o batismo tem um significado para uma nova vida para o catolicismo, para eles, após as torturas era uma nova vida, um batismo de sangue.

O decorrer do filme irá retratar esse sofrimento e como saíram diferentes deles. Naquela época, todos que falavam mal do governo era preso e os militares lutavam contra os comunistas. Um dos freis não suportou o sofrimento e acabou por suicidar-se. Os militares queriam assassinar o chefe dos guerrilheiros. Embora queiram resistir, as torturas físicas e psicológicas são muito fortes e os freis são obrigados a entregar seus companheiros. Após torturar alguns freis, descobriram o local e o mataram. Apesar da grande repressão, a UNE continuou a existir clandestinamente para que estudantes pudessem se manter informados, embora não conseguissem se reunir por conta de denúncias. Na cadeia, eles resistiam como puderam, e para isso, eles celebravam missa onde outros tentavam desanimá-los. O confronto durou até o final da ditadura.

Um filme com cenas fortes que retrata a realidade. Retratou como as violências praticadas eram de várias formas e afetavam várias pessoas, como homens e mulheres. A Mostra como era forte o movimento anticomunista e como as pessoas apoiavam a ditadura. Mostra inclusive como as pessoas entregavam informações e pessoas por medo ou recompensa.

O filme tem grande relação com a psicologia, pois, logo no início do filme, um dos freis sofre tamanho trauma que seu psicológico não aguenta, resultando provavelmente em uma profunda depressão e então se suicida. As vítimas sofreram tanto traumas psicológicos quanto físicos e isso poderá se refletir no seu cotidiano. O psicólogo irá desempenhar um papel muito importante para que o indivíduo retorne a sua vida normal sem reagir exageradamente a situações parecidas com as que vivenciaram, garantindo assim uma qualidade de vida melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com