TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME BATISMO DE SANGUE (RESENHA)

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  8.033 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Batismo de Sangue se passa na época da Ditadura Militar no Brasil, que foi o período que os militares governaram o Brasil, com o afastamento do atual presidente da república João Goulart essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a falta de democracia e a perseguição política.

A história retrata a vida de cinco frades Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo dominicanos que eram comunistas, que é uma ideologia política que pretende estabelecer uma sociedade igualitária para todos, eles desempenham papeis importantes na história e começaram a apoiar e dar cobertura a uma organização chamada Ação Libertadora Nacional (ALN), comandada por Carlos Marighella que era ex-deputado federal. No filme vemos a participação de estudantes e dos freis na resistência contra a revolução militar.

Os freis Ivo e Fernando foram os primeiros a serem capturados, submetidos a torturas acabaram forçados a servi de iscas e marcaram um encontro com Carlos Marighella, que foi morto após troca de tiros. Frei Tito foi o próximo a ser preso, capturado no covento dos dominicanos, depois foi a vez do frei Betto.

A história do frei Tito é mais abordada principalmente na questão da tortura, que ele foi submetido ao pau-de-arara, à socos, pauladas e choques elétricos nas genitais e ouvidos. Em outra parte foi lhe pedido que abrisse a boca pra receber “a hóstia sagrada”, que na verdade eram dois eletrodos com corrente elétrica que machucaram sua boca a uma situação que ele não podia mais falar. Na época da Ditadura esses tipos de tortura eram muito usados, quando os militares prendiam alguns manifestantes usavam essas técnicas de tortura neles. Ele tentou se suicidar com uma gilete, mas os militares o mantiveram vivo, mas sob tortura psicológica.

Após algum tempo frei Tito partiu para um exílio que passou pelo Chile e pela Itália antes de se estabelecer na França. Contudo frei Tito não esqueceu das torturas que passou no Brasil, e principalmente de seu torturador  Sérgio Paranhos. Ele ainda sentia medo e alucinava com seu torturador lhe dando ordens, por fim não aguentou e se enforcou em uma árvore.

Por meu ponto de vista

O filme é ótimo pra quem quer conhecer um pouco sobre a época da Ditadura Militar, ele mostra como foram as manifestações e principalmente como eram tratados esses manifestantes quando eram presos pelos militares. Tinha pessoas que apoiavam a ditadura, e entregava manifestantes por medo ou recompensas, o que mostra como a propaganda anticomunista era forte, o que faziam as pessoas pensarem que os comunistas eram pessoas ruins.

Nos mostra também como eram cruéis os militares com seus prisioneiros, as cenas de torturas eram muito fortes. Os métodos de tortura abordados no filme, que eram usados na época da Ditadura, para muitas vezes os prisioneiros entregarem seus companheiros.

É inspirador ver que mesmos as pessoas sabendo o que vai acontecer com elas se forem pegas, continuam defendendo o que acreditam, querendo uma sociedade igualitária para todos.

Ver o quanto aquelas pessoas sofreram naquele tempo, o quanto o governo coagia os civis, não entendo como muitas pessoas ainda dizem que a Ditadura Militar foi a melhor época no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com