TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bullying escolar: origem e conceito

Por:   •  30/10/2017  •  Monografia  •  14.604 Palavras (59 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 59

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cidade

Ano

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

camila andrade de góes

EDUCAR PARA A PAZ:

O Empoderamento da Justiça Restaurativa como Proposta de Diálogo para Prevenção e Combate ao Bullying no Ambiente Escolar

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Direito

Orientador: Rogério Duarte

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Dedico este trabalho ao Eterno e Grandioso Deus que me agraciou com a graça de contemplar os grandes feitos em minha vida e por isso meu pranto tornou-se riso e gratidão


AGRADECIMENTOS

Ao longo da jornada acadêmica vi a importância de reconstruir, elencar novos ideais, agregar novos conhecimentos, desde então, tenho motivos relevantes e sinceros para agradecimentos extensos. Tive momentos de total desgaste físico e emocional em minha vida acadêmica que ao longo dos anos com as dura quedas aprendi com ternura à alegria das subidas, portanto, agradeço ao Eterno por ter me dado a possibilidade da conquista de um sonho de menina e com certeza foi muito melhor do que pedi ou pensei, pois como diz em Jó 42.2...”. Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos, jamais serão frustrados.

Agradeço pelos voos em direções até então inimagináveis, pelas oportunidades de enriquecimento profissional e aperfeiçoamento para pesquisa, sem dúvidas a paixão pelo Direito é muito mais que uma mera ambição de estabilidade financeira, mas é ser um justo em sociedade. Sem dúvida alguma foram os mais longos e mais importantes anos de uma vida que em passos curtos trilhou novos caminhos e cresceu em meio a tantas adversidades.

Agradeço aos meus pais que desde pequena incentivaram os meus estudos e lutaram para me dar a oportunidade de poder construir uma vida acadêmica que infelizmente eles não puderam ter, pois priorizaram a família e o nosso sustento ao invés dos estudos, sendo eles o meu maior motivo e orgulho e amor que linhas aqui não seriam suficientes para descrever minha satisfação e gratidão por tudo que me foi dado.

Agradeço a minha mãe em especial pois apesar de todas as dificuldades ao longo desses 5 anos, esteve comigo e sempre acreditou no meu potencial, obrigada por todo amor me dado ao longo desses 26 anos e peço a Deus que possa retribuir toda dedicação em amor pois és merecedora de toda honra.

Agradeço aos meus irmãos Diego e Mateus, por serem inspiração de vida em buscar um alcance de seus sonhos investindo nos estudos, vocês são fruto de alegria e espelho para esta nova vida como profissional do Direito.

Agradeço as queridas e grandes amigas  Dayanne, cunhada Juliane, Patrícia Ferreira, Linda Bela Izar, Itala Natasha, Cecília Lobão, ao nobre amigo Wesley entre tantos outros que direta e indiretamente me deram suporte e incentivo na realização dos meus sonhos pela persistência e motivação de permanecerem comigo sendo sempre muito mais que um ombro amigo, mais uma grande e linda família que conquistei nos 26 anos que já vividos.

Ao Fernando Miguel, um amigo que a faculdade me presenteou ao longo da nossa vida acadêmica e fora dela. Agradeço por poder compartilhar alegria tão almejada de fazermos parte de um grupo de pesquisa em Justiça Restaurativa, pois sem dúvidas nos fez enxergar coisas que vão além do Direito positivado, não uma justiça romântica mas complementar e possível para reconstrução da nossa sociedade. Desde já, agradeço pela paciência e apoio em tudo que tenho buscado e pelo empenho mútuo na construção de nossos sonhos tão almejados na carreira jurídica.

Agradeço aos meus professores mestres de conduta ilibada mas  principalmente ao Prof. Fernando Piedade, amigo e coordenador no Núcleo de Pesquisa em Justiça Restaurativa, pela excelente oportunidade de pensar em coisas que não imaginava, de conhecer um outro lado da Justiça, sim, uma Justiça mais humanitária, reparadora e restaurativa, ademais,  por me proporcionar conhecer a Justiça Restaurativa e dela fazer meu objeto de pesquisa nesse  trabalho, todo incentivo e cobranças foram  o motor que me fizeram  sempre almejar  fazer mais, no mais, agradeço a todos que direta ou indiretamente me apoiaram e acreditaram no meu potencial, pois pretendo voar pelo Direito e fazer direito a tão sonhada e agora conquistada graduação.

RESUMO

O presente trabalho intitulado: Educar para a paz: O Empoderamento Da Justiça Restaurativa Como Proposta de prevenção e combate ao Bullying  No Ambiente Escolar, tem por escopo demonstrar como a violência na escola tem atingindo uma contingência absurda no que tange o espaço escolar, que sua atuação tem sido mais reiterada nas relações estabelecidas em crianças e adolescentes, portanto,  pretende aclarar que o Estado tem buscado políticas públicas que auxiliem na diminuição de casos do Bullying como a  prevenção  com  efetividade e visibilidade das consequências do Bullying. Nesta toada, compreender que situações de violência na Escola possui raízes pautadas em uma construção do meio social da criança e adolescente. Neste viés, busca enxergar nos ditames da Justiça Restaurativa um olhar que troca as lentes do conflito, por uma busca de diálogo entre as partes conflitantes, assim, com uso das práticas restaurativas e uso dos círculos dentro do ambiente escolar, envolver toda a comunidade com finalidade de uma cultura de paz em prol a pacificação social nas escolas, por fim, visa aclarar com base em coletas de dados do Núcleo de Justiça Restaurativa de São José de Ribamar juvenil, o direcionamento dos casos de Bullying e como atuam de forma direcionada que não atinge apenas os envolvidos no Bullying, como também direta e indiretamente toda a comunidade escolar e de convivência social .Por fim, elucidar que o diálogo proposto pela Justiça Restaurativa atinge as partes com fulcro em um método restaurativo propondo uma reintegração e conscientização da possibilidade de prevenir e combater o Bullying no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (97.1 Kb)   pdf (548.6 Kb)   docx (799.8 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com