TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BULLYING ESCOLAR

Por:   •  20/8/2018  •  Monografia  •  5.456 Palavras (22 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PRISCILLA OLIVEIRA DOS SANTOS

BULLYING ESCOLAR

        

CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

2016[pic 1]

PRISCILLA OLIVEIRA DOS SANTOS

        

BULLYING ESCOLAR

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso Orientadora Rosaria Maria de Castilhos Saraiva.

CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

2016[pic 2]

Dedicatória:

Quero agradecer, em primeiro lugar, а Deus, pela força е coragem durante toda esta longa caminhada.

[pic 3]

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (Jean Piaget).[pic 4]

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, que me dá a força necessária através da fé para continuar a lutar e concretizar os meus sonhos.

Aos meus pais Francisco Eduardo e Luciana e aos demais familiares que acompanham meus passos, acreditando no sucesso da realização desta caminhada. Passando juntos momentos de alegria e dificuldades, experiências que trazem importantes ensinamentos.

Às Minhas Amigas que ficaram muitas vezes sem o meu telefonema ou minha visita devido à falta de tempo, cansaço, mas nunca por esquecimento.

Ao meu Namorado Ulisses pela paciência e compreensão e por estar sempre orando por mim.

[pic 5][pic 6]

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO        8

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA        8

1.2 QUESTÕES NORTEADORAS        9

1.3 OBJETIVOS        9

1.4 JUSTIFICATIVA        9

1.5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        10

2.0 BULLYING ESCOLAR: CONCEITOS E ORIGENS        11

2.1 TIPOS DE BULLYING ESCOLAR        12

2.2 BULLYING: DANOS AS VITIMAS        13

2.3 BULLYING: CARACTERISTICAS DOS AGRESSORES        14

3.0 A ESCOLA E O BULLYING        15

3.1 O OLHAR DO PROFESSOR PERANTE A PRÁTICA DO BULLYING        17

3.2 PREVENÇÕES DO BULLING DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR        18

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS        19

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS.        22

ANEXOS


RESUMO[pic 7][pic 8]

Este presente estudo tem como o tema bullying escolar e visa entender e identificar através de levantamentos bibliográficos como o bullying influência no processo de aprendizagem e no psicológico de adolescentes que foram vitimas dentro do ambiente Escolar. Essa pesquisa tem como objetivo especifico conceituar o que é bullying, identificar transtornos causados em vitimas, analisar as características dos Agressores, entender o papel do professor diante do bullying e quais são as formas de prevenções e a posição da Escola diante desse fato. O método da pesquisa será o estudo caso, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário e as técnicas de observações.

Palavras-Chave: Bullying, violência, Vitimas, Agressor.

[pic 9]


1 INTRODUÇÃO

Este Presente Trabalho de pesquisa é uma monografia sobre o Bullying Escolar.

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

Sabe-se que o fenômeno Bullying é um assunto muito discutido em pleno século XXI. Contudo, esse tema não tem sido discutido apenas no Brasil, mas em diversos países por ser um problema mundial.

A palavra Bullying é de origem inglesa e ainda não tem uma definição clara em Português. Mas, podemos entender o Bullying como atitudes de humilhação, constrangimentos, ameaças e atos de maldade, etc. O Bullying sempre existiu, porém ele só passou a ser estudado no final do ano de 1970 por um professor de Psicologia da Universidade de Bergen, na Noruega, o pioneiro Dr. Dan Olweus.

Desde então, esse assunto vem sendo debatido nas Escolas e na Sociedade, pois o bullying não acontece somente dentro de escolas, mais em vários ambientes como no trabalho, na Faculdade, pela vizinhança e infelizmente pela Família. Os dados têm crescido alarmantemente e causado muitas vitimas fatais e vitimas que sofrem em silêncio por medo dos seus agressores, pois os mesmos fazem constantes ameaças deixando-as constrangidas e envergonhadas perante aos demais colegas.

Portanto, o objetivo principal deste trabalho é identificar como o Bullying Escolar influencia no psicológico e na aprendizagem das vitimas, e analisar quais as medidas de prevenção tomada pela escola para que o bullying não aconteça.

Deste modo realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fazer um levantamento em livros e artigos, buscando conceituar o Bullying, entender as características das vitimas e dos Agressores, Analisar como é o psicológico e a Aprendizagem de indivíduos que sofreram o Bullying dentro do ambiente escolar, ou seja, compreender quais os transtornos psicológicos e como é a vida dessas Vitimas. Buscar entender qual é a posição da Instituição Escolar e dos Professores diante das violências verbais ou físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (358.5 Kb)   docx (501.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com