TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO DOS DENUNCIANTES INVEJO

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

O CASO DOS DENUNCIANTES INVEJOS

DIMITRI DIMOULIS

        O caso dos Denunciantes Invejosos apresenta um situação de um país que viveu em crise econômica, e uma fase difícil ditatorial em determinada época. Com as eleições houve a posse de um novo poder governamental no país, que influenciou à retirada da situação critica desse local, os Camisas Púrpuras.

        Apesar de ter tirado o país de uma situação de crise, eles acabaram não respeitando o Direito do país, assim como: Direito Civil e Direito Penal, e fazendo assim seu próprio governo e Estado de Direito, criando leis de interesse próprios. Desse modo, criaram leis que condenavam determinados comportamentos, considerados plenamente legais, a partir da ordem jurídica até então vigente. Com isso várias pessoas consideradas como os Denunciantes Invejosos começaram à entregar seus inimigos, afim de prejudicá-los em um pena capital, ou seja estavam utilizando o Direito para interesse próprio.

         Após a extinção desse partido, com a restauração da democracia diante das atrocidades cometidas, formaram-se movimentos que exigiam que estes denunciantes fossem responsabilizados por estas condenações. Agora, cabe ao atual Ministro de Justiça do país, decidir sobre a correta decisão a ser tomada neste caso.

        Para tanto, o mesmo passou a ouvir a opinião e considerações de alguns deputados e professores, que no entanto houve a divergências em tal debate sobre o período.

OPNIÃO

        De acordo com a introdução do caso é necessário avaliar todos os pontos para que essa decisão seja justa para ambos os lados, no qual é o dever da Justiça.  A quem se deve punir?  Ao denunciante que agiu contrariando a lei moral e de justiça, para salvar a sua vida, mesmo sabendo que estava sacrificando a vida de um terceiro? Ou se deve punir aos Camisas-Púrpuras que para poder manter-se no governo, lutavam contra seus adversários, pressionavam a população através de leis rígidas e desumanas, que levavam a denúncias absurdas e invejosas.

        A circunstância vivenciada naquele período de governo, onde ambos lutavam  por seus direitos,  apesar de proibidos em sua liberdade de se conduzir dentro da moral e da justiça. Observando que as normas jurídicas adotadas pelos Camisas-Púrpuras, mesmo extrapolando em leis demasiadamente rígidas nas punições aplicadas, eram as leis que vigiam  na época.

        Em meu ponto de vista seria necessário uma punição para tais Denunciantes Invejosos, por usar o Direito para beneficio próprio, como por exemplo a denúncia de seus inimigos, ou seja havia nesse caso a falta dos princípios éticos.

Se analisarmos bem os fatos, pode se concluir que apesar do Direito ser legal, porém imoral, nada comprovaria que as atitudes seria incabíveis, e além de tudo houve uma decisão do povo para colocar os Camisas-Purpuras da presidência do país, sendo este com o poder do voto.         Acredito que os atos dos seguranças do muro não são incorretos,  e sim legais, pois estava no Direito do país, e porque também eles não faziam mais do que a sua obrigação, o ato de matar quem ultrapassasse o muro era extremamente forçado pelos superiores, se não protegessem o muro os seguranças eram mortos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com