TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo é Moral

Por:   •  28/4/2018  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

O capitalismo é moral?

O ponto central do vídeo foi tentar mostrar possíveis respostas para esta pergunta. Na análise do vídeo podemos chegar a uma conclusão bastante prática de que o sistema capitalista nem é moral nem imoral, pois o livre mercado é quem deveria ditar as suas próprias regras de forma ideal sem a interferência do Estado.

Como bem menciona Walter Williams, algumas pessoas acham que o capitalismo é um jogo de soma zero, isto é, se eu ganho alguém tem que necessariamente perder, entretanto para o Prof. de Economia a lógica do livre mercado é o inverso, pois quando você compra uma determinada mercadoria você está fazendo com que a cadeia produtiva daquele setor seja movimentada, ou seja, todos ganham desde o produtor, passando pelo distribuidor e chegando até ao vendedor final.

Walter Williams faz duras críticas ao governo que tenta interferir no setor privado a partir do momento em que auxilia empresas que estão passando por dificuldades por ineficiência e porque os consumidores americanos deixaram de comprar seus produtos devido a não satisfação para com estes produtos.

Por fim Walter Williams nos mostra que uma economia de livre mercado só deve funcionar perfeitamente se tiver um governo limitado, ou seja, só sobreviverão as empresas que forem eficientes e que satisfaçam aos anseios dos seus consumidores, essa limitação do Governo está presente na Constituição Art 1 seção 8 dos EUA, e isto é que faz garantir os EUA como a nação mais rica da história.

Eu, o Lápis

O vídeo se inicia mostrando as matérias primas para a fabricação de um lápis comum, que são: madeira, borracha, metal e o grafite. O Lápis, apesar de ser um produto simples, tem uma produção bastante complexa e podemos concluir que você sozinho não conseguiria fabricar um lápis, necessitando da colaboração e da cooperação de milhões de pessoas, pelo mundo, pois cada parte do lápis foi projetada em diversas regiões do planeta.

Este vídeo nos remete a definição muito clara da mão invisível de Adam Smith, onde chegamos a seguinte condição de ter a possibilidade de cooperação sem coerção, sem um governo que regule o setor produtivo, isto é, uma ausência de alguém dando ordens.

Trabalhando dessa forma as pessoas começam a despertar uma importante ideia de que todos trabalhando de forma dispersa e sem a interferência do Estado teremos o pleno funcionamento do livre mercado.

Esta forma de produção é genial pois as pessoas estão produzindo lápis mundo afora sem que ninguém estivesse ordenando isso e sim o mercado que se auto regulou e percebeu a necessidade de produção desta mercadoria, ou seja, é a plena definição da mão invisível de Adam Smith.

Quanto maior o governo, menor o cidadão.

Dennis Prager inicia seu discurso como uma frase polemica mas que provoca uma grande reflexão “quanto maior o governo, menor o cidadão” e atribui o sucesso dos EUA por ser uma sociedade livre e afluente.

Em sua fala Prager afirma que “tudo diminuiu a medida que o governo aumenta”, inckusive o direito fundamental à liberdade, chegando ao ponto de afirmar que até mesmo o carácter é pormenorizado.

De acordo com seu entendimento o governo tem um papel importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com