TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FRENTE AO EXACERBADO CONSUMISMO MODERNO

Por:   •  31/1/2016  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FRENTE AO EXACERBADO CONSUMISMO MODERNO

Priscila Eduarda Santos Almada de Ajala

RESUMO: Este trabalho visa, de forma sintética, discorrer sobre os impactos do Sistema Capitalista no meio ambiente, destacando os privilégios oriundos do desenvolvimento econômico e as mudanças de comportamento dos indivíduos, bem como os limites instituídos para a preservação dos bens naturais extremamente essenciais à sobrevivência humana. Contudo, a fim de instigar ainda mais as preocupações já existentes sobre o tema, o presente trabalho trata da posição do Estado ante a exacerbação do consumo, e a dificuldade de transformar o conceito de sustentabilidade em ações e políticas públicas.

Palavras-Chaves: Meio ambiente; Desenvolvimento econômico; Consumo; Sustentabilidade.

Introdução

O Homem primitivo e o homem contemporâneo têm inúmeras características em comum, porém uma delas, a qual é a necessidade de evolui, justifica o consumismo exacerbado do indivíduo. O mundo é produto do homem, uma vez que o mesmo tem a habilidade de pensar, criar e produzir. O que era, na era primitiva, uma simples criação ou uma produção, sendo que ambas eram para fins de sobrevivência. E hoje, na era contemporânea, são para fins de acúmulo de bens e disputa de concorrência de mercado.

Contudo, o comportamento no indivíduo atual é a busca constante pelo poder de consumo, onde cada vez mais se produz e mais se consome estando à sociedade moderna condenada a um grande ciclo vicioso. Quanto mais as pessoas consomem, mais precisa ser produzido, onde se deve consumir para produzir e produzir cada vez mais para se consumir. Cada vez mais os produtos ganham menores tempos de vida úteis, o que impulsiona os mercados produzir novos modelos dos mesmos produtos mudando pequenas coisas, ou dando pequenos retoques, desvalorizando e desmerecendo os produtos antigos que muitas vezes ainda estão em boas condições de uso.

Esse momento em que a sociedade se encontra é totalmente favorável ao desenvolvimento econômico do Estado, tendo em vista reciprocidade da demanda e oferta, que o consumismo proporciona à economia. Porém, para manter a demanda e a oferta em equilíbrio, há uma grande preocupação, a qual é a escassez do recurso natural para produção, considerando, ainda, os problemas ambientais atuais.

Cultura consumista        

Os indivíduos buscam um estilo de vida impróprio e insustentável, esbanjando dinheiro desnecessariamente. O poder de consumo possibilita às pessoas uma satisfação pessoal, onde pode confundir com felicidade. Surge daí o termo “status”, muito comum para mostrar a outrem o quanto é bom consumir tal produto e atribuindo a ele valores supérfluos.

Por outro lado, para a economia do Estado, que visa lucros, o consumismo exacerbado é o ápice para uma economia satisfatória, afinal, quanto maior é a procura, maior é a produção. O desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. Uma ruptura nesse modelo representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado.

Contudo, a pratica do consumismo exacerbado não só é uma característica de uma sociedade que tem desejos insaciáveis, e um estímulo para o crescimento econômico, mas também, uma imaturidade do indivíduo frente às consequências sobre o meio ambiente. Uma vez que as necessidades são ilimitadas e os recursos naturais são escassos, a preocupação vai além da crítica à sociedade, e estabelece a necessidade de preservar os recursos naturais.

Sustentabilidade e Ações Públicas

Considerando a grande produção impulsionada pelo forte consumismo, as agressões sobre o meio ambiente quase sempre são irreversíveis. A sustentabilidade tem o papel de ponderar esses impactos e, principalmente, suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das novas gerações. Contudo é a garantia dessas gerações.

Sustentabilidade significa a possibilidade de se obterem continuamente condições iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores num dado ecossistema (...) O conceito de sustentabilidade equivale à idéia de manutenção de nosso sistema de suporte da vida (...) (Cavalcanti; 1995, p. 165).

Há uma dificuldade em tornar esse conceito de sustentabilidade em ações de politicas púbicas, uma vez que mudaria o modo de viver tradicional de uma sociedade. Ainda que todos saibam sobre os problemas ambientais que sofremos atualmente, são poucas os projetos sustentáveis que partem da esfera particular.

É preciso iniciar um aprendizado individual e coletivo que nos leve a outras formas de manifestação concreta da nossa natureza e que possibilite uma perspectiva de mudança em nosso modo de viver (Gonçalves; 2005: p.05).

A crise ambiental existente necessita de intervenção do Estado, junto com as mudanças individuais de comportamento dos indivíduos, tendo em vista que o ser humano é o principal agente nas transformações ambientais, uma vez que suas escolhas afetam o meio ambiente. É responsabilidade governamental a execução de métodos e políticas públicas a fim de garantir a conservação, fiscalização e reparação do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com