TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO CIVIL

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.500 Palavras (34 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

Estatística Atuarial – 4NA-7

CONTROLE DE QUALIDADE

por Luiz Ricardo Corrêa

Controle de Qualidade e Engenharia da Qualidade

Sao estes, fatores envolvidos no desenvolvimento de sistemas os quais asseguram que produtos e ou serviços sejam projetados e produzidos a fim de superar as expectativas dos usuários ou chegar o mais próximo possível. Estes sistemas são freqüentemente desenvolvidos em conjunto com outras disciplinas de negócios e engenharia usando uma abordagem de referência cruzada.

Um sistema de Controle de Qualidade (QMS - Quality Management System) é um sistema que destaca as políticas e procedimentos necessários para a melhoria e controle das diversas 'atividades-chave' e processos desenvolvidos por uma organização.

O controle de qualidade deve levar em consideração as expectativas e necessidades de acionistas, funcionários, forncedores, clientes, sociedade e outros.

TQC (controle de qualidade total)


O TQC tem como papel principal à satisfação total de ambas as partes, de um lado fabricantes de outro os clientes num ciclo mercadológico em que fatores diversos que serão abordados no trabalho influirão neste ciclo de satisfação.

O uso do TQC se da em qualquer empresa ou estabelecimento que queira a otimização do serviço, através de técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle, padronização entre outras que seguem no trabalho visando o aumento do lucro.

Os problemas encontrados foram descobrir os tópicos e o que engloba o TQC que é um tema muito mais amplo do que esperávamos inicialmente, uma teoria ligada a outra, muitos pensadores sobre o assunto, muitas idéias disponíveis nem tudo tendo credibilidade, tendo que pesquisar em diversas fontes seguindo um roteiro dado anteriormente.

Outro problema enfrentado deve-se ao fato de não haver livros com os assuntos abordados na biblioteca do colégio o que fez com que o recurso da Internet fosse mais utilizado.

A solução veio através de esforço e da cooperação, algumas reuniões foram feitas, estipuladas as metas do trabalho, cada tema por integrante e depois uma junção de todas as matérias encontradas sendo analisadas e assim sendo englobadas ao contexto do trabalho.

Esperamos que gostem do que fizemos ao longo do tempo que nos foi designado, que todos  façam bom proveito deste e consigam tirar suas duvidas e curiosidades sobre este tema adquirindo o maior conhecimento possível.

2. “TQC NO ESTILO JAPONÊS”



INTRODUÇÃO


Surgiu então a industrialização da fabricação de determinados produtos, onde tínhamos uma equipe responsável pela produção e um profissional responsável pela supervisão desta produção.

Aqui a industria passou por uma série de ajustes para conquistar o mercado e surgiu então o primeiro processo padronizado de controle de qualidade, conhecido por TQC (Total Quality Control - controle de qualidade total). Muitos citam que este foi o primeiro passo para o que conhecemos hoje como ISO e tinha como principais características/inovações sobre os sistemas de controle anteriores:

•    Satisfação do cliente como um dos objetivos principais durante todo o processo (da produção à venda);

•    Sistema de aperfeiçoamento contínuo (muitos dizem que este sistema surgiu no Japão e tinha como principal filosofia de que o um dia de trabalho não poderia passar sem que algum tipo de melhoria fosse feita em algum lugar na empresa);
•    Integração entre funcionários e setores da empresa, gerando assim um ambiente mais saudável e menos discriminatório entre todos os componentes da empresa;
•    Valorização do respeito ao trabalhador.

Assim sendo que o TQC é na verdade uma filosofia administrativa/empresarial, atuando na empresa em todos os setores no sentido decrescente de sua organização (de cima para baixo) e que tem como principais pontos de meta os que seguem:

•    a qualidade
•    o respeito
•    a participação
•    a confiança

Com este processo ficou claro para os gerentes e diretores de empresas de que estabelecer um sistema da qualidade não está vinculado ao aumento ou redução da qualidade dos serviços ou produtos, porém tem como essência aumentar ou reduzir a certeza de que os requisitos e atividades especificados sejam cumpridos.


Atualmente a qualidade não está mais vinculada à qualidade de um produto ou serviço especifico, porém à qualidade do processo como um todo, ou seja, envolvendo todos os processos que ocorrem e são realizados no dia a dia da empresa.


O TQC pode ser dividido em duas grandes áreas, sendo uma do gerenciamento e outra de técnica.

A área técnica é universal, por pertencer às ciências exatas ou naturais. O mesmo não ocorre na área gerencial, que pertence ao ramo de ciências humanas e provocando diferentes opiniões entre os estudiosos do assunto.

Depois de efetuada a conceituação, para a consecução dos objetivos, é essencial que não se perca tempo em discussões inúteis sobre os meios a serem adotados.

A Estatística é a base da área técnica do TQC, que tem vários de seus instrumentos constantemente utilizados.

O segredo do sucesso é praticar o óbvio, inclusive no caso do TQC. Em outras palavras, caso algumas pessoas tenham dúvidas sobre a eficácia dos benefícios do TQC, o importante mesmo é praticá-la, como veremos a seguir.

3. Definição de Qualidade

  

"Um produto não precisa necessariamente ter a melhor qualidade possível: o único requisito é que o produto satisfaça as exigências do cliente para o seu uso." (Shigeru Mizuno)


Qualidade não é luxo, excelência, nem perfeição. É a capacidade de o serviço cumprir uma missão. "Qualidade é adequação ao uso." (Juran)


Segundo Juran, essa adequação bifurca-se em duas diferentes direções:


•    Características que satisfazem as necessidades do cliente;
•    Ausência de falhas.


a.    Características que satisfazem as necessidades do cliente
Melhor qualidade significa, entre outras, tornar a cooperativa apta a:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com