TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO HUMANOS E A MIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A NECESSIDADE DE AMPLIAR O SENTIDO “ CIDADÃO ”

Por:   •  3/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO HUMANOS E A MIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A NECESSIDADE DE AMPLIAR O SENTIDO  CIDADÃO .

                   SEDJRO ENOCK TELESPHORE MONTCHO

Resumo.

O conceito de direitos humanos , reconhece que todo ser humano pode valer-se de seus direitos fundamentais, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião ou opinião, política ou não, de origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou qualquer outra situação.

O ilustre professor Mourgeon, 1998 nos ensina , que Direitos humanos são definidos como prerrogativas, regidas por regras que uma  pessoa possua  em suas relações com outras pessoas ou com o Poder .

O processo de internacionalização dos Direitos humanos, os tornaram valores universais. Por isso

Hoje não existe praticamente nenhuma constituição republicana ou não , ou ainda nenhum texto de lei que na teoria não faz referência ao tema.

Isto não prova quanto importante o tema se tornou, mas  sim quanto necessário a sua aplicação e efetivação  se fazem   para a construção de uma sociedade mais  HUMANA .

No entanto , após os processos de grande migração dos últimos anos , o olhar dos direitos humanos e das organizações internacionais , começaram a se focar sobre os imigrantes, refugiados em geral toda pessoa que sai do seu lugar de origem em busca de dias melhores que seja por perseguição politica conflitos etc…

Um borrão semântico envolve a questão da imigração. O amálgama frequentemente realizado na linguagem atual entre as noções de estrangeiro e imigrante constitui um obstáculo para definir os contornos das populações envolvidas.

Se a categoria  “imigrante” é usada para descrever  "stocks", são mais os termos “migrantes” ou “recém-chegados” ou “novos migrantes” que são usados ​​para designar os fluxos, isto é, para contar as entradas, em um determinado período, de imigrantes em território estrangeiro. "

Assim vejamos, que tanto o conceito de Direitos humanos e de imigrante , evoluíram muito e deixando para trás o conceito mais importante de todos que é o de  CIDADÃO .

Na realidade a denominação certa é Direitos Humanos e do cidadão.

 Por isso nosso trabalho busca, apresentar argumentos para revelar a necessidade de internacionalização do conceito de  CIDADÃO, usando como base de estudo, os fatos e fatores  sociais recentes.

Palavras chaves : Direitos humanos e do cidadão – imigração migração- cidadão .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com