TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO SOCIOAMBIENTAL DIURNO

Por:   •  1/6/2020  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

TDE - DIREITO SOCIOAMBIENTAL DIURNO

Caros Estudantes,

Neste item do Blackboard está disponível dois artigos. Um refere-se à uma discussão sobre o "Aquecimento Global - Dra. Juras" e outro sobre o "Resfriamento Global - Dr. Molion".

Ambos tem o objetivo de esclarecer pontos importantes dentro das discussões sobre as questões ambientais.

PERGUNTA-SE:

1) Qual o seu posicionamento perante as questões relacionadas às mudanças climáticas? Em qual teoria acredita? 

*para responder à este questionamento, faça um relato/parecer/posicionamento à respeito. Embansando questões científicas, legais e de políticas públicas.

Nos últimos anos, estamos vivenciando as mudança climáticas. Invernos atípicos, verões mais quentes, desastres naturais cada vez mais intenso e presentes em todas as regiões do planeta.

Entre os cientistas há consenso científico expresso que esse fenômeno está relacionado com o efeitos estufa. As emissões de gases do efeito estufa aumentaram ao longo dos últimos. E a causa desse aumento está intimamente interligada com as Atividades humana.

O efeito estufa é um processo natural, e dele dependem a estabilidade do clima do planeta e a moderação das suas variações extremas. Contudo, o clima é o resultado de um delicado equilíbrio entre agentes variados, equilíbrio este que pode ser quebrado, induzindo a mudanças climáticas. Níveis estáveis de certos gases atmosféricos, os chamados gases estufa, são fundamentais para a preservação de um clima também estável, mas desde o início da Revolução Industrial a humanidade vem produzindo uma imensa quantidade de poluentes em suas atividades agrárias, industriais, no transporte, na alimentação, etc. Entre eles destacam-se o gás carbônico e o metano, que são os principais gases estufa de origem humana, com outros em proporções menores, como o óxido nitroso e os perfluorcarbonetos.

Segundos cientistas da área, as principais causas diretas da elevação da temperatura, são a queima de combustíveis fósseisdesmatamento, processos industriais e agropecuários, descarte inadequado de resíduos orgânicos e desperdício de alimentos.

A elevação da concentração desses gases na atmosfera desencadeia reações em escala planetária, retendo calor e modificando virtualmente todos os sistemas físicos, químicos e biológicos da Terra, incluindo o clima.

O clima por sua vez, comanda o ritmo e a duração das estações, influi nos ecossistemas, e toda a rica biodiversidade que se conhece está atada a estreitos parâmetros climáticos.

Os gases estufa do ar impregnam os oceanos e acentuam sua acidez, além de contribuírem para uma maior desoxigenação. O calor maior interfere no ciclo das chuvas e na oferta de água; faz os gelos derreterem modificando ecossistemas e reduzindo o albedo terrestre; faz o oceano aquecer e aumentar de volume; altera as correntes marinhas e a estratificação da coluna de água; derrete os solos congelados; aumenta o nível de umidade no ar e reduz a umidade do solo; modifica balanços energéticos e ciclos bioquímicos; intensifica tempestades e desastres ambientais, e introduz uma infinita série de outras modificações nos sistemas da Terra, que reagem entre si amplificando os efeitos e desencadeando novas causas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com