TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO À COMUNICAÇÃO E OS PERIGOS DA DESINFORMAÇÃO

Por:   •  15/8/2021  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO AVALIATIVO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - AV²

Nome: Elenilza Bento Oliveira da Silva                                         Matrícula: 2010155

Nome: Marcelino da Costa Souza                                                 Matrícula: 2011048

Curso: Direito 1º período - Turma: N A

AVALIAÇÃO DO II BIMESTRE – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

TEMA: O DIREITO À COMUNICAÇÃO E OS PERIGOS DA DESINFORMAÇÃO

TESE: A desinformação em tempos de pandemia e suas consequências para sociedade

Todos sabem o quanto, em nosso país, o processo de desinformação é notório. Nem todos tem acesso à essas informações, e muito menos voz para manifestar sua opinião. Verifica-se que a informação sem manipulação e o direito de expressão é fundamental no processo de socialização além de ser um meio a qual faz com que estejamos socializados universalmente através da comunicação por meio da expressão social.

É de fundamental interesse da população o acesso à informação seja por meio da tv, rádio, jornal ou internet, a sociedade precisa estar informada e informar, por isso a liberdade de expressão é essencial. Podemos mencionar, por exemplo, o processo de democracia onde o povo elege democraticamente através do voto para que políticos possam representar o interesse do povo, mas na prática não é bem assim o que acontece. O direito de expressão surgiu como norma pela primeira vez em 1789 com a revolução francesa, com a declaração dos direitos do homem e do cidadão. O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 onde 193 países fazem parte a ONU.

Além disso, a falta de posicionamento por parte dos operadores dos direitos em defender a liberdade de expressão e dar voz o povo, previsto na constituição de 1988, no seu artigo 5º diz que é fundamental ao cidadão sua liberdade de expressão. E somando-se a isto, vemos a constituição ser violada, esses fatores, faz com que a sociedade se torne oprimida.

Ainda convém lembramos a situação em que o pais se encontra, em um processo de desinformação a respeito da pandemia, claramente a um desencontro de informações com respeito o covid 19, um vírus em que a medicina sabe pouco, caso semelhante a esse já ocorreu no passado como a poliomielite, uma doença que matou várias crianças e gerou várias crendices populares como prevenção. Um meio de lidar com essa situação é selecionar, garimpar as informações e transmitir somente o que houver comprovação por um especialista da área.

Levando-se em consideração esses aspectos de desinformação como no caso da pandemia somos levados a acreditar através do medo a sermos usado como instrumentos de manobra por interesses políticos ou de interesse pessoal, devemos lutar por nossos ideais por “liberdade, igualdade e fraternidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com