TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIRIETO E ESTADO

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO E ESTADO

O Estado é efetivamente um conjunto de normas legais comprometidas com a coletividade. Não há Direito sem Estado, já que todo direito emana do Estado.

O Estado no sentido de Direito é coativo em suas normas, o Direito que emana do estado é autoritário.

É alarmante constatar que a legislação diária no Brasil é uma regulamentação do “não pode”, dessa forma estamos diante das mais inúmeras contravenções já que o “jeitinho brasileiro” prevalece para realizar aquilo que “não pode” através do poder coativo do Estado, acaba sendo realizado de forma ilegal, porém com características legais.

A exemplo disso verifica-se claramente a legislação de trânsito que proíbe beber e dirigir, porém outra lei que garante ampla defesa ao cidadão, está escrito que o mesmo não é obrigado a produzir provas contra si, desse modo o Estado cria o “não pode”, mas da mesma forma regulamenta o “jeitinho brasileiro”.

O Estado coativo está presente nas leis que regulam as propagandas de bebida e cigarro, mas o “jeitinho brasileiro” informa: beber é prejudicial a saúde, se dirigir não beba e ainda coloca imagens chocantes nas caixas de cigarro com a advertência: “imagem é meramente ilustrativa”.

O Estado em todas as esferas faz propagandas de serviços pelo qual pagamos e que é dever do mesmo e que por Direito a coletividade deveria recebê-los do Estado, uma vez que os impostos arrecadados têm tal finalidade, porém os serviços a que temos Direito e deve ser concedidos de graça o Estado não faz propaganda para informar a coletividade.

Diante de um Estatismo autoritário por conta das normas coativas que cria através de seus órgãos, é necessário uma sociedade mais participativa que passe a exigir aqueles direitos e vontades do Estado se tornem também os direitos e vontades dos cidadãos.

“Tres dedos com uma pena na mão é o ofício mais arriscado que tem o governo humano...

Quantos delitos se enfeitam com uma penada? Quantos merecimentos se apagam com uma risca? Quantas famas se escurecem com um borrão?”

Pe. Antônio Vieira

                                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com