TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Civil

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Entende-se que o direito á privacidade é uma garantia constitucional e precisa por vezes ser reinterpretado ante a  mudanças comportamentais que ocorrem na sociedade, especialmente aquelas decorrentes dos avanços tecnológicos como o fenômeno da socialização digital. A privacidade é um direito assegurado constitucionalmente e visa proteger aspectos da vida do indivíduo que não devem ser divulgados ou manuseados pela coletividade, a vulnerabilidade do usuário faz com que esse direito tenha sido desrespeitado cada vez mais. Podemos perceber que as relações sociais não são as mesmas de cinquenta anos atrás, muitas práticas surgiram com o desenvolvimento e fácil acesso a tecnologia ,muitas vezes ou a maioria das vezes   negativas que violam direitos e ofendem a integridade moral de indivíduos como as violações da privacidade.

Ainda não sabemos exatamente a dimensão do ser humano considerando o universo presente na personalidade do homem em seu aspecto multidimensional. Essa autonomia privada princípio da exclusividade de manter longe do olhar crítico e muitas vezes sarcásticos da sociedade, a intimidade do homem é um direito constitucional que objetiva velar pela tranquilidade e paz da pessoa violada, os riscos criados pela sociedade informatizada na atualidade, têm sido um dos maiores violadores da intimidade das pessoas, em face da exposição das vítimas ás várias situações que as constrangem, violando seu  direito de manterem seu temperamento peculiar distantes do conhecimento social traduzido como o direito de ficar só.

O homem como ser social prescinde da estima dos outros, do reconhecimento coletivo, o respeito social ao seu nome pessoal, plural e profissional para cumprir seu pacto social. Por esses motivos sua intimidade, que poderá conter fatos que possam comprometer essa projeção social.

Os direitos da liberdade de expressão e do acesso às informações do mundo todo, previsto com primor e profundo alcance nas legislações constitucionais, são sistematicamente utilizados para a pratica de crimes contra a honra das pessoas. O uso regular do direito converteu-se em abuso. Não há mais respeito ao próximo, hoje o prazer das pessoas é quanto mais prejudicado e ridicularizado melhor, excedendo assim os limites dos direitos do próximo, afastando até mesmo as regras da igreja do não fazer para os outros oque não queremos que os outros nos façam.

Previsto no artigo 5º,inciso IV e IX ,combinado com o artigo 220 da Carta Magna que assegura a livre manifestação do pensamento, sob a condição de não sofrer qualquer restrição observado o disposto na Constituição, esse aparato legislativo se justifica em razão do bem que está sendo objeto de proteção especial, consistente na honra e na dignidade da pessoa humana, a intimidade da pessoa é bem inviolável, e é no recôndito do interior das pessoas que residem os fundamentos que justificam ou deferem razão ás suas manifestações no ambiente social. A intimidade é assim, a fonte de onde emanam as reações comportamentais da personalidade do indivíduo, pela circunstância de ser o repositório das vivências comportamentais e sociais da pessoa no curso da sua existência, o fato da escolha da pessoa em viver só e isolado reproduz um direito á reserva e á intimidade, assegurado ao ser humano na existência física e espiritual do homem, o ser humano revela sua intimidade quando se manifesta publicamente ou quando exterioriza o que pena isto porque, este comportamento é o retrato da sua identidade, essa faculdade inerente a pessoa revela um tipo de personalidade que prefere, por escolha livre e espontânea, adotar uma vida privada reservada. E, sendo privado o seu modus vivendi, optam por mantê-lo livre da intromissão de terceiros com o intuito de evitar observações críticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com