TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Como Ferramenta de Argumentação e de Racionalidade

Por:   •  9/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Letícia Rodrigues Diogo.         Período:

Tema: O Direito como ferramenta de argumentação e de racionalidade.

O Direito assim com ao Filosofia, nasce de um pensamento ou questionamento que demanda uma solução para o conflito.

Assim o Direito é cotidianamente influenciado por pensamentos filosóficos,  os quais criam novas teses, novos costumes e novas formas de pensar e de solucionar as demandas, de acordo com a época vivida.

São então os pensamentos e questionamentos que provocam o desenvolvimento de todas as áreas, no caso do Direito, de jurisprudências, correntes de pensamento, normas e teorias, as quais cada vez mais tentam se encaixar no espaço tempo vivido pela sociedade.

Tal feito tem rastros desde os primeiros filósofos, onde as maiorias de suas teorias fogem de nossa atualidade, porém foram elas que incentivaram a busca de explicações e teorias, as quais tinham o objetivo de entender racionalmente como cada coisa acontecia.

Assim fazem parte do primeiro período da filosofia, os filósofos pré- socráticos, os quais buscavam respostas nos elementos da natureza para explicar a origem de todas as coisas, conhecido como fase naturalista.

Abandonando a ideia trazido pela cosmogonia, dando espaço a  cosmologia, começando assim a deixar de lado a explicação mística por uma explicação baseada mais na lógica, razão.  Sendo está responsável por ser a base para o desenvolvimento dos novos pensamentos filosóficos.

Marcando o seu fim com a mudança do pensamento que tinha como foco a natureza, passando suas atenções para a vida pública e atividade humana. Dando assim espaço para o novo período da filosofia, marcado pelo filósofo Sócrates, conhecido como período antropológico, o qual buscava em seu estudo o autoconhecimento, evolução do pensamento anterior.

Assim podemos entender que a filosofia atual como o Direito, não nasceu sozinho, mas sim, é fruto da evolução de pensamentos e questionamentos feitos ao longo das décadas, os quais influenciam direta e indiretamente em todas as teses, teorias e linha de pensamentos atuais, sempre evoluindo conforme a época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com