TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Conjugal

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA OSASCO

CURSO DE DIREITO

LINGUAGEM JURÍDICA

DEBITO OU CREDITO CONUGAL

OSASCO

2014

DEBITO E CREDITO CONJUGAL

O débito conjugal é entendido como sendo um “direito-dever”,ou seja, direito sobre o corpo; que em tese inclina os cônjuges a cederem reciprocamente os seus corpos à satisfação sexual e que o total ou parcial descumprimento deste “direito-dever” configuraria uma dívida marital, quebra de acordo matrimonial ou descomprometimento conjugal, que até hoje, enganosamente, faz parte de pedidos de anulação matrimonial. Tal entendimento teria surgido na antiguidade quando a instituição casamento era vista pela sociedade como uma legitimadora das relações sexuais ou remédio contra a concupiscência. 
         Mesmo que o casamento seja só pela prática sexual, pois na cultura seria imposta pela finalidade procriativa, a abstinência de um dos cônjuges legalmente não gera um débito ou dívida matrimonial e nem dá o direito de anulação do casamento as partes. 

Este conceito não possui nenhum embasamento legal, uma vez que o casamento estabelece a comunhão de vida assim fazendo surgir deveres de vida em comum, assistência e respeito e nenhuma dessas previsões legais em seu conteúdo impõe a prática sexual. 

Não é o sexo que levam as pessoas a se casarem e sim o AMOR.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA OSASCO

CURSO DE DIREITO

LINGUAGEM JURÍDICA

EMBRIAGUEZ + DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR

OSASCO

2014

EMBRIAGUEZ + DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR + MORTE= HOMICÍDIO DOLOSO OU CULPOSO?

O aumento do número de acidentes ano a ano mostrado por nossas estatísticas vem preocupando nossas autoridades e a população em geral.
        A dúvida sempre é a mesma, o infrator teve ou não a intenção de matar?

ARTIGO 121: HOMICÍDIO DOLOSO (QUANDO HÁ INTENÇÃO DE MATAR)
ARTIGO 302: HOMICÍDIO CULPOSO  (QUANDO NÃO HÁ INTENÇÃO DE MATAR)

Julgar estes casos é muito difícil, por suas particularidades, por isso o flagrante d ingestão de álcool, maior que o permitido, é considerado uma prova de peso no julgamento, usado muito pela acusação.
        O Tribunal de Júri, julga estes casos com muita cautela, para não se cometer injustiças.
        Na maioria dos casos, os motorista não teve a intenção de matar, mas teve negligência, imprudência, que resultou em mortes.
        A campanha neste sentido, vem sendo forte na mídia, e nas leis, os casos diminuíram, consideravelmente, mas ainda há muito que fazer.
        Cada caso é julgado, utilizando todas as provas possíveis, câmeras, fotos, testemunhas, vídeos,  bafômetro, perícia da velocidade, tudo, para se dar um veredicto, final e justo, que normalmente é homicídio culposo, sem dolo.
        Diferente de um atropelamento, premeditado, calculado, com intenção de fazer vítimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com