TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Econômico

Por:   •  28/6/2021  •  Artigo  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

A Economia e a Globalização na atual crise sanitária

É de conhecimento geral que, a globalização pode ser definida como uma integração entre as diferentes localidades do planeta com o que, ela vem proporcionando pelos sistemas de comunicação e transportes mundiais. Sendo assim, pode-se definir que a globalização vem proporcionando uma abrangente abertura de oportunidades no mercado de trabalho, juntamente pela exportação e importação que os países vêm desenvolvendo ao longo dos anos.

É importante pontuar de início que, com o início da pandemia da covid-19, as maiores dinâmicas econômicas do planeta e práticas tradicionais proporcionadas pelas populações foram gravemente afetadas nos primeiros meses da pandemia, uma vez que, vários países, pela proliferação acelerada do vírus, resolveram fechar os portos e fronteiras com o intuito de diminuir a propagação do mesmo. Ademais, os setores de produção, microempresas, que dependem da mão de obra de pessoas, foram os que mais tiveram quedas graves na economia, uma vez que, pelas medidas tomadas pelos governos para conter a propagação do vírus, os sistemas de saúde tiveram de tomar por foco a observação da evolução da enfermidade, gerando, o distanciamento social, o qual, este também, ocasionou muitas diferenças sociais.

Pontua-se ainda que, os países mais pobres, pela propagação da pandemia, e as medidas tomadas pelos governantes, para impedir a propagação do vírus, fez com que, vários ramos de trabalho, deixassem de atuar, e aquela grande massa de trabalhadores, ficassem sem trabalho e uma renda mensal, para a sua própria estabilidade e sobrevivência.

Sendo assim, conclui-se que, a crise sanitária, afetou diretamente o setor comercial e empresarial para os trabalhadores, ocasionando desigualdades financeiras, uma vez que, determinados comércios que necessitam da circulação de pessoas, para gerar rendas, estão impedidos de funcionar. Outrossim, o setor tecnológico, teve um grande salto na modernidade, gerando, para alguns empregos que poderiam ser exercidos em home office, e as pessoas exercendo, praticamente, as mesmas funções que geraram grande movimentações e negociações financeiras, como formas de atendimento híbrido. Entretanto, por alguns setores terem essa modernização, outros tiveram, com que as rendas financeiras perdidas, e tiveram que se reestruturar para se manterem ativos, e com isso, foi possível se deparar com os novos hábitos sociais que foram criados.

Em virtude dos fatos mencionados, pela falta de respostas, as políticas neoliberais, aceleram o processo de globalização de maneira perversa, ocasionando a diminuição de recursos públicos aos sistemas de saúde, o qual, o Estado deveria garantir para todos os cidadãos, principalmente os mais vulneráveis, os direitos para sua sobrevivência.

Nome: Mércia Maquisandra da Silva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com