TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Levantamento

Por:   •  17/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

 

                                                                                                                                                                                                     

[pic 1]                             PROVA N1 TIPO 1 – VALOR 10 PONTOS          [pic 2][pic 3]

NOTA DO TRABALHO

NOTA POR EXTENSO

NOTA DA PROVA

NOTA POR EXTENSO

TOTAL

NOTA POR EXTENSO

VISTO DO PROFESSOR

NOME DO ALUNO

CPD

CURSO / DISCIPLINA

DIREITO/PRÁTICA SIMULADA VII

PROFESSOR(A)

DATA

ASSINATURA DO ALUNO

      BRUNO ANTUNES RODRIGUES

INSTRUÇÕES

  1. Use caneta azul ou preta, sendo que na prova e/ou questão escrita, entregue a lápis, o aluno perderá o direito de ser avaliado e não terá o direito de reclamar na vista de prova.
  2. Não é permitido: consulta a quaisquer materiais doutrinários ou jurisprudenciais, colegas de classe, troca de materiais (canetas, lápis, dentre outros) dentro da sala de aula durante a realização das avaliações. O professor irá vistoriar os códigos e caso haja Vade Mecum com esquema de peça, este será retirado do aluno.
  3. Os alunos que cometerem quaisquer atos no intuito de fraudar a avaliação serão punidos conforme regras do Regimento Interno da Faculdade e  poderão obter nota zero.
  4. Os celulares deverão ser desligados e qualquer tentativa de uso do celular durante a prova será atribuída nota zero ao aluno.
  5. A peça deverá ser redigida na folha de peças, sob pena de não ser corrigida.
  6. O professor poderá reposicionar os alunos em sala de aula para a realização da prova.
  7. É terminantemente proibido se ausentar da sala de provas antes do término da mesma. Caso o aluno queira se ausentar deverá entregar sua prova ao professor.

QUESTÃO 01 – PEÇA PROCESSUAL (Valor 5 pontos)

Gouveia foi acadêmico do curso de Direito na Faculdade Fênix, situada em João Pinheiro - MG.

Atualmente está desempregado e passa por graves problemas financeiros. Com a notícia de que foi aprovado no Exame da Ordem do Advogados do Brasil, foi convidado por um importante escritório de advocacia da cidade a ingressar como Advogado Júnior.

Na expectativa de requerer a inscrição na Ordem do Advogados do Brasil, Gouveia requereu em 12/10/2020, à Faculdade Fênix o Certificado de Conclusão de Curso com o respectivo Diploma.

Ocorre que, em razão de não terem sido pagas as mensalidades referentes aos meses de Agosto e Setembro do ano corrente, o Diretor Geral em resposta ao requerimento do acadêmico indeferiu o pedido em 04/11/2020, prejudicando o direito do futuro advogado que necessita da documentação para se inscrever no quadro de advogados da OAB.

Gouveia, de posse de toda a prova documental que por si só basta para demonstrar os fatos narrados, em especial a resposta do Diretor Geral, procura você, uma semana depois, para contratar seus serviços como advogado(a), solicitando o ajuizamento da medida judicial que ofereça resultados mais céleres, sem necessidade de longa instrução probatória, para que consiga obter a documentação de que necessita. Levando em consideração as informações expostas, ciente da desnecessidade da dilação probatória, elabore a medida judicial adequada, com todos os fundamentos jurídicos que conferem sustentação ao direito de Gouveia.

QUESTÃO 02 (Valor 2,5 pontos)

Luís, governador do estado Beta, pertence a uma família de grande prestígio na esfera política estadual e é casado com Carla, que pertence a outro importante clã político do mesmo estado. Após alguns desentendimentos públicos, todos devidamente acompanhados pela mídia, o casal se divorciou. Imediatamente, Carla busca um advogado e solicita orientação sobre a possibilidade de concorrer ao cargo de governador do estado Beta. Porém, passadas duas semanas da consulta, Luís tem um infarto, não resiste e falece.

De acordo com o caso concreto acima narrado e tendo por referência os aspectos jurídicos constitucionais que fundamentam o sistema jurídico brasileiro, responda aos itens a seguir.

A) Qual a resposta corretamente dada a Carla pelo advogado? (Valor: 1,25)

B) O advogado daria a mesma resposta, caso Carla o tivesse procurado após o falecimento de Luís? (Valor: 1,25)

Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.

QUESTÃO 03 (Valor 2,5 pontos)

Após a promulgação da Constituição de 1988, a Lei Federal X alterou a sistemática de registro de candidaturas para as eleições, tendo estatuído, de modo expresso, que as novas regras seriam aplicadas às eleições a serem realizadas no ano seguinte, onze meses após a sua entrada em vigor, o que ocorreu na data de sua publicação. Essa alteração foi considerada lesiva pela direção nacional do Partido Político Alfa, que somente contava com representantes no âmbito das Assembleias legislativas estaduais. À luz desse quadro, responda, como advogado(a), aos questionamentos a seguir.

A) A Lei Federal X é compatível, sob os aspectos material e formal, com a Constituição da República Federativa do Brasil? (Valor: 1,25)

B) Caso a Lei Federal X seja inconstitucional, o partido político Alfa pode deflagrar o controle concentrado de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal? (Valor: 1,25)

Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.

                        EXCELENTE PROVA!


AO DOUTO JUIZO DE DIREITO DA… VARA CÍVEL DA JUSTIÇA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE…

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com