TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito da Cidade

Por:   •  13/6/2022  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

DOCUMENTÁRIO ECCE HOMO - A CIDADE

LUCAS DE SOUZA RIBEIRO

No documentário canadense "Ecce Homo -- A cidade" é abordada a história do surgimento das cidades desde suas primeiras manifestações, há dez mil anos, até a diversidade de espaços urbanos do mundo atual. O filme, que possui linguagem acessível, é composto por muitas imagens panorâmicas de cidades com diferentes origens, funções e aspectos, além de documentos históricos que ilustram cidades antigas. Estão presentes trechos de entrevistas com especialistas variados, como historiadores, sociólogos e urbanistas que explicam como se deu a formação de diferentes cidades, os exemplos das cidades gregas e de Roma, a relação entre a área urbana e a área rural, a especificidade da cidade medieval, a dinâmica das cidades que surgiram em economias industrializadas e aquelas que surgiram em países pobres, o fenômeno do subúrbio, a dinâmica entre o centro e a periferia, a aceleração da urbanização, as megacidades, os problemas sanitários e a poluição nos centros urbanos. Ficha Técnica: Título: Ecce Homo - A Cidade Gênero: Documentário Sub-Gênero: Educativo Diretor: Pierre Lawrence Duração: 52 min Ano: 1999 País: Canadá

Resumo

O documentário descreve as cidades atuais como um grande caldeirão de personalidades, nos quais todos estão misturados. Há um contraste nas principais cidades capitalistas do mundo, em que há riqueza por um lado e pobreza do outro. Apesar das cidades terem multidões há uma crise afetiva, nos quais as pessoas estão perto fisicamente mais distante emocionalmente uma das outras, havendo assim solidão. Mesmo na atualidade, as cidades continuam crescendo, fazendo com que a densidade populacional aumente, aumentando a poluição atmosférica devido dentre outras causas, à elevação do número de automóveis.

Há diversas discussões sobre a origem da primeira cidade, porém o que fica claro com o documentário é que as primeiras cidades foram construídas próximas de fontes de água (que serviam para o plantio e como meio para se locomover em embarcações) e de abrigos naturais que serviam como defasa, principalmente, dos alimentos armazenados. Com tais estocagem, foram permitidos que alguns habitantes pudessem fazer outras atividades fora a agricultura e caça. Assim, as grandes cidades começaram a ter origem, tendo sua existência garantida devido aos excedentes da agricultura. Com o surgimento das cidades gregas e da democracia, as cidades passam a ser o local de trocas culturais e eventos esportivos de grande porte, apesar de não ser os mesmos praticados na atualidade, o esporte em arenas ainda ocorre, como o futebol.

Um dos primeiros problemas que surgiram com as cidades, foi a poluição e o congestionamento nas ruas, tal fato era evidenciado na antiga Roma. Ademais, nas cidades romanas havia destribação de rações para pessoas necessitadas, servindo como auxílio. Tal comida era advinda de cidades conquistadas por tal civilização.

Depois da queda de Roma, as cidades passaram a ser medievais, nos quais haviam uma praça no centro da mesma e uma igreja católica (símbolo maior dessas cidades) que era responsável pelo oferecimento de servições sociais, como educacional e hospitalar. As cidades desse período também eram muradas, e cresciam com a conquista de novas terras para os senhores feudais. Por serem pequenas, muitos comerciantes ficavam do lado de fora das muralhas, dando origem aos burgos. As cidades eram muito poluídas, com alta taxa de mortalidade infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com