TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito de Viver

Por:   •  1/6/2018  •  Tese  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

O direito de viver

O aborto não é um termo simples de se interpretar, porque ao mesmo tempo é um conceito médico, penal e moral tornando-se um tema delicado, complicado e bastante polêmico.

Ao debater sobre este assunto, entendemos que o aborto pode ser definido pela interrupção involuntária ou provocada de uma gravidez.

Havendo três maneiras de ser realizado, sendo de forma espontânea que é ocorrido naturalmente/acidentalmente, ou induzido que é um procedimento usado para interromper uma gravidez quando é colocado em risco a saúde física, psíquica ou simplesmente por opção da mulher. E por fim o aborto ilegal, que é a interrupção de uma gravidez quando os motivos apresentados não estão enquadrados na legislação vigente (Art. 128 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40).

Defendo a ideia de que a mulher tem sim a liberdade de escolher, porém sua escolha deve ser entre fazer um filho ou não.

Uma vida que não pediu para ser gerada, porque não é vírus ou doença que se pega por acidente e que poderia ter sido evitada de várias formas contraceptivas, tem o direito de viver.

Nos casos de anencefalia onde o bebê não possui o cérebro, em que ele vive em estado vegetativo (pois não se permite o pensamento, visão, audição, coordenação de movimentos, entre outras funções), considero um motivo na qual seria a favor do aborto. No critério de uma ausência de expectativa de vida, posto que um bebê anencéfalo pode morrer após o parto.

Em outras circunstâncias creio que as situações mudam a cada segundo, e ao tomar uma decisão como essa não pode ser usado covardia, pois a morte de uma criança pode ser a ausência de uma possível alegria.

Finalizo expressando que a vida é uma escolha, assim como a morte, e entre elas deveria ser considerado um limite, que seria a vida de alguém.

Bibliografia

https://jus.com.br/duvidas/25442/aborto-opinioes-contra-e-a-favor

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/aborto-de-anencefalos

https://noticias.uol.com.br

https://ebradi.jusbrasil.com.br/noticias

http://arquivo.edemocracia.camara.leg.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com