TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bem viver é um direito de todos

Por:   •  5/5/2015  •  Dissertação  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

Bem viver é um direito de todos

Muito mais do que uma língua, Libras é um meio de acesso para a comunidade surda e que infelizmente tem sido valorizada por boa parte da comunidade ouvinte, talvez, pelo simples fato de não ser uma necessidade para aquele que ouve, pois o dia em que este se deparar com a realidade da deficiência passará a valorizar e lutar pela inclusão destes na sociedade.

Antigamente acreditava- se que as pessoas que nasciam surdas e que por sua vez não possuíam linguagem não tinham capacidade de raciocínio, sendo desta forma, excluídas pela sociedade e tratadas como se fossem pessoas imperfeitas e até mesmo castigadas pelos deuses. Com o passar dos tempos e com a evolução dos métodos da linguagem de sinais, treinamento auditivo e leitura labial, foi- se expandindo o início de uma possível aceitação dos deficientes auditivos pela sociedade.

Falar sobre a evolução dos direitos do deficiente auditivo e sua inclusão na sociedade é um tema bem complexo, pois abrange assuntos como pré- conceito falta de informação, política e nada mais, nada menos do que religião. A primeira batalha que o surdo precisa combater é o pré- conceito oriundo da própria família, pois é de grande valia para o deficiente auditivo, ter compreensão e estímulo para angariar forças no combate à falta de informação da sociedade.

É direito da pessoa surda, ter acesso a educação de qualidade, trabalho digno e ser tratado como participante ativo na sociedade. São diversas as dificuldades encontradas desde os tempos antigos e que ainda refletem na atualidade, como, a dificuldade de assistir um filme, assistir uma aula, se comunicar e ser compreendido no ambiente de trabalho. Não podemos descartar que já tivemos grandes avanços na sociedade, graças a pessoas engajadas e que lutam por seus direitos, tais como a educação especial inclusiva por meio de tradutores intérpretes de libras, método de libras desenvolvido a partir de gestos, adquirindo direito à linguagem própria, pela língua Brasileira de sinais e o reconhecimento da profissão do tradutor intérprete de libras.

Na atualidade o deficiente auditivo não se cansa de lutar e combater a falta de preparo das empresas em acolher o trabalhador com tal deficiência, pois infelizmente, ainda há empresas que admitem pessoas com deficiência no quadro de funcionários só porque a lei manda que isso seja realizado. Chega a ser contraditória uma sociedade que tanto se empenha em incluir o acesso a língua estrangeira para melhor se comunicar com aqueles que vem de fora  e se coloca de forma indiferente àquele que está tão próximo a nós, lutando pelo direito de ser compreendido e acolhido como ser humano que é.

Uma atitude louvável dos nossos governantes deveria ser se empenhar e valorizar o trabalho do profissional tradutor intérprete de libras, facilitando seu acesso em locais públicos, escolas e universidades, tornando conhecido seu trabalho e importância para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com