TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito à Diferença

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO INTEGRADOR 1 – 1ª ETAPA

NOME: CLAUDIO APARECIDO AUGUSTI

MATRÍCULA: 170100039

PERIODO: 1º DIREITO/2017

CAPÍTULOS ESCOLHIDOS:         Capítulo III - Discriminação ilícita e Capítulo VIII –Das legitimidades da ações afirmativas

Capítulo III - Discriminação ilícita

“A discriminação ilícita é uma conduta humana (ação ou omissão) que viola os direitos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros.”

Do preconceito nascem os critérios injustiçados, baseados naquilo que as pessoas pensam das outras, usando-os para julgá-las previamente levando em conta sua cultura, educação, religião e até as condições financeiras, criando vários estereótipos que julgam na coletividade.

        Baseando-se em estereótipos do tipo, todo baiano é preguiçoso ou todo nordestino é miserável, entre outros, a sociedade em geral e até mesmo o Estado, passar a julgar e a considerar todas as pessoas daquele habitat como sendo aquilo. E quando isso é inserido nas massas gera subprodutos como o racismo e o sexismo.

Os direitos fundamentais são violadas de forma direta ou intencional, a menos comum no Brasil, que se mostra através do dolo, da vontade de violar o direito, a integridade física e moral do outro de forma premeditada ou não. O direito americano permite a vítima desobrigar-se do ônus da prova quando busca no judiciário algum meio de proteção.

No Brasil, as Leis n. 7.716/89 e 9.459/97 tipificam tais atos como crime, o que não resolve o problema, por que as punições não são aplicadas e quando as são, vem em forma branda.

Por outro lado, encontramos a discriminação de fato, a mais comum no Brasil. Ela se dá tanto na autonomia privada quanto no pública. Na primeira, o discriminador não tem consciência de que está discriminando, o que leva a difusão de blagues e piadas politicamente incorretas que vão se repetindo e reproduzindo pelo país.

A política de neutralidade e de indiferença, de todas as esferas do Estado para com as vítimas, onde as minorias não recebem um tratamento diferenciado em razões características étnicas, culturais e sociais, é outra forma de discriminação de fato.

O governo e sociedade americana tem uma postura contrária do Brasil, onde eles tem políticas de enfrentamento do problema já há bastante tempo. Com políticas de controle de gastos e despesas públicas, onde as instituições só recebem os repasses se cumprirem metas de integrações tanto no corpo docente quanto no discente. Já a iniciativa privada, só pode preitear concessões ou permissões de obras e serviços públicos, se possuírem políticas de inclusão da minorias nas relações de emprego. Além disso o governo, utiliza quotas reservadas a empresas controladas por minorias.

Capítulo VIII – Das legitimidades da ações afirmativas

        A sociedade devem combater a discriminação de forma eficaz, forma essa que leve a extirpá-la do nosso convívio. Mas, como fazê-la? Implantando políticas públicas que levem em conta tão somente o cunho econômico, ou promova ações de permitam o entendimento da sociedade que todos são iguais, buscando com isso um convívio solidário de igualdade entre todos.

        Quando se enfoca a discriminação levando em conta somente o lado econômico, deixando de lado os elementos socioculturais, antropológicos e psicológicos, consegue-se uma solução temporária, mas incapaz de solucionar o problema. O uso das ações afirmativas não resolve completamente o problema, elas fazem a inclusão das minorias, mas não acabam com a discriminação, gerando, sim, outras formas de discriminação. Exemplo disso são as cotas nas universidades ou em concursos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (320.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com