TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTADO E DIREITO

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 13

    ESTADO E DIREITO

    A inegável eficácia do direito estatal, levanta uma vexatissima quaestio: a da relação entre direito e Estado, depende admitir a predominância do direito natural ou,então, a do direito positivo.
   A resposta depende da posição filosófica tomada pelo jurista: se positivista, o direito depende da vontade do Estado; se jusnaturalista, o Estado deve legislar conforme os princípios da justiça; e, se sociológica, o direito estatal resulta da pressão de fatores sociais. Para o sociologismo jurídico, o Estado é somente uma das formas de grupo social organizado, com competência legislativa, que, monopolizando o poder coercitivo da sociedade, impõe um direito dotado de maior eficácia do que os demais direitos.
   No interior do Estado, em seu território, o direito público é totalmente estatal, ou seja, criado ou reconhecido pelo Estado, enquanto o direito privado e o direito misto, apesar de criados pelo Estado em sua maior parte podem originar-se do costume, da jurisprudência, da doutrina e do contrato coletivo do trabalho.

     
  ESTADO. NOÇÃO E ELEMENTOS

   O estado juridicamente é a organização jurídica do poder civil e militar, com objetivo de destinar, ordem, paz social, segurança e desenvolvimento do povo nele fixado.
  O estado compõe-se de: soberania, governo, povo (população) e território.
  O Estado pode ser definido como vinculo político ou como governo em qualquer um desses sentidos é a submissão da população à autoridade pública, obrigada a obedecê-la.
  O estado encontra-se presente em suas leis e em outras regras de direito, por ter o Estado funções legislativa, executivo-administrativa e jurisdicional.

         
   
SOBERANIA

    Pode-se definir soberania como poder supremo e originário de governar e organizar juridicamente um povo, em um território, sem a ingerência de outro poder, ou de outro país ou de outra ordem jurídica. É originário por não se derivar de ordem jurídica alguma ou de outro poder. A soberania se manifesta na ordem jurídica nacional, em atos de governo e de aplicação coercitiva do direito. É, pois, o poder originário de impor a um povo, em um território, uma ordem jurídica e um governo e de representá-lo na comunidade internacional. Significa poder absoluto do “imperador ou rei em seu reino”, que imprime força coercitiva ao seu direito e as suas ordens.
   Depois, fizeram-se distinções entre soberania interna e soberania externa. A primeira, é poder absoluto, na conformidade das leis, ou melhor, autoridade suprema, no território estatal, sobre uma população que nele se encontra; poder de criar a ordem jurídica valida e eficaz nesse território; poder de gerir os serviços públicos; poder de julgar em conformidade com a lei nacional, sem interferência interna ou externa; e, acima de tudo, poder de estabelecer livremente a sua organização política de escolher seus governantes.
 

                                                                           
  ESTADO E NAÇÃO

   Durkheim viu nação a vontade comum de um agrupamento humano de viver sob um governo soberano e sob uma mesa ordem jurídica. Mas foi Maurice Hauriou quem a definiu em termos modernos: agrupamento humano fixado ao solo, ligado por laços de parentesco espiritual que criam a consciência da unidade do grupo.
  A humanidade, diz-se, é formada mais por mortos do que por vivos. A nação é formada também por mais mortos que vivos. A nação é uma realidade, não metafísica, mas social, que “consiste num laço de solidariedade, de independência, que une entre si, de maneira particularmente estreita, os homens que são membros da mesma Nação”. É “o meio em que se produz o fenômeno que é o Estado”.
  A nação, sem qualquer relação com raça, língua ou religião comum, pode-se considerá-la como a base sobre a qual se sustenta a superestrutura jurídico-politica do Estado. Neste sentido, pode-se pensar ser o Estado a Nação politicamente organizada.


  FORMAS DE ESTADO

  O estado pode ser simples ou composto. O primeiro tem, em regra, governo unitário, exercido em todo o seu território. Já o composto é constituído de Estados-membros, cada um com seu próprio governo.

  FUNÇOES DO ESTADO

  Entende-se por função, no Estado constitucionalmente organizado, a atribuição constitucional a órgãos do Estado de competência para exercer certa atividade de interesse nacional.
  Existem três funções básicas: legislativa, jurisdicional e executiva.
  A função legislativa consiste para legislar, ou seja, para formular normas, para elaborar e impor normas jurídicas (lei formal, decreto-lei, lei delegada, medida provisória); a executiva, exercida pelo chefe do Estado (presidencialismo), ou pelo chefe do governo (parlamentarismo), com concurso de seus auxiliares, ou por órgãos colegiados, tem por fim a execução da ordem jurídica, dos serviços públicos e a administração do Estado. Já a função jurisdicional é exercida somente quando provocada por ação judicial, consistindo na aplicação do direito pelo juiz sob a forma de sentença, aos casos a ele submetidos, protegendo direitos, impondo obrigações, condenando, estabelecendo punições etc.
 No Estado não-constitucionalmente organizado as funções primordiais são: ordem social e econômica e obediência efetiva as suas normas.

    PODER POLITICO

   É a aptidão que tem a sociedade política de fazer seus membros obedecerem às normas ou ordens dela emanadas, mesmo contra as resistências dos mesmos. Alguns juristas-sociólogos, sustentam que , nessa fase, a principio, o poder pertencia às mulheres,enquanto outros, se opõem a essa idéia, por entenderem caber aos homens mais velhos, ou seja, ao ascendente mais velho o exercício da chefia da família.

  DIVISIBILIDADE E INDIVISIBILIDADE DO PODER

  Os juristas ocidentais, opondo-se ao absolutismo político, formularam a teoria da separação de poderes. Essa teoria incorporou-se a ideologia política do Ocidente. Exerceu grande influência no direito constitucional europeu e americano.
 A teoria moderna da separação de poderes defende a atribuição a cada órgão do Estado de determinada função, exercida com independência dos outros poderes. Assim o Executivo, cabe a administração pública, os serviços públicos e a segurança do Estado, enquanto ao Legislativo, a formulação de leis e controle do Executivo, e ao Judiciário, a aplicação das leis e o controle do Legislativo mediante a declaração de inconstitucionalidade das mesmas, como, também, o controle indireto do Executivo pela apreciação e julgamento de seus atos, quando provocado por meio de ação judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com