TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Embate entre os Modelos Bismarckiano e Beveridgiano de Proteção Social

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  3.064 Visualizações

Página 1 de 2

O Embate entre os Modelos Bismarckiano e Beveridgiano de Proteção Social

INTRODUÇÃO

A Proteção Social Estatal , se refere a ações gestadas, criadas e executadas pelo Estado, principalmente em momentos de crise de uma sociedade capitalista. A partir das consequências das desigualdades sociais , surge a Previdência Social, originada da luta por melhores condições de trabalho, as quais resultaram em diferentes sistemas protetivos.

DESENVOLVIMENTO

        Na Alemanhã em 1883, surgiu o primeiro modelo de proteção social, pensado por Otto Von Bismarck, o Modelo Bismarckiano, que concedia benefícios e serviços aos trabalhadores mediante a uma prévia contribuição para que se pudesse ter o acesso. Essas contribuições aconteciam por meio da folha de pagamento, onde se faziam descontos tanto do empregado quanto do empregador, esse recurso era arrecadado, e a partir daí o segurado passava a ter direito de acesso aos serviços e benefícios oferecidos por aquele sistema de seguridade social, de acordo com o seu perfil e sua prévia contribuição.

        Na seguridade Social Brasileira, o conceito de Seguro Social ficou restrito à Previdencia Social.

        Em contrapartida a este modelo, surge em 1942 na Inglaterra, o Modelo de Proteção Social Beveridgiano, idealizado por William Henry Beveridge, tem foco na universalidade de acesso aos direitos, sem condicionalidades, independente de qualquer contribuição prévia. Seu objetivo era garantir os mínimos sociais para o enfrentamento das desigualdades sociais surgidas nos mais diversos países. O financiamento desse meio de proteção social é pensando a partir da arrecadação de taxas e impostos realizados pelo Estado.

        Causou importante influencia em nossa concepção constitucional de Seguridade Social.

CONCLUSÃO

        Conclui-se que o Modelo Bismarckiano trouxe uma perspectiva de atendimento do Estado, no sentido de criar um sistema de proteção social que fosse contributivo, denominado seguro social, organizado por meio de caixas, e gerido pelo Estado, trabalhadores e empregadores, garantindo acesso a benefícios para os trabalhadores que fossem segurados em caso de contingencias, em razão da impossibilidade ou falta de trabalho.

        Já o Modelo Beveridgiano, vai na mão contrária ao de Bismarck, é pensado um modelo de proteção social mais amplo de enfrentamento a pobreza, não sendo somente para os trabalhadores que estavam empregados, visando o enfrentamento da pobreza. Seu financiamento não será por meio dos trabalhadores e empregadores, e sim por meio da arrecadação governamental, pensando num sistema universal que pudesse atender a toda população que necessitasse.

        A nossa Constituição Federal adota os dois sistemas de proteção social, o de Bismarck no modelo de seguro social, e o de Beveridge no âmbito da política de saúde e assistência.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTEL, Robert. A insegurança social: o que és er protegido? Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. 1. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com