TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO DE APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO SOCIAL

Por:   •  13/6/2020  •  Artigo  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

MATEMATICA LICENCIATURA

LAIDERSON GOMES DOS SANTOS

PORTIFOLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

IPATINGA

2020

LAIDERSON GOMES DOS SANTOS

“LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA”

MATERMATICA LICENCIATURA

IPATINGA

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO  .............................................................................................
  2. DESENVOLVIMENTO ..................................................................................
  3. CONCLUSÃO ...............................................................................................
  4. REFERENCIAS ............................................................................................

INTRODUÇÃO

   Na busca de uma qualidade de ensino e de vida adequada e equalitária para todos, a acessibilidade para crianças com deficiência passa a ser importante e fundamental em nossa vida. Durante esse trabalho serão abordados assuntos sobre lazer, aprendizagem, inclusão e acessibilidade de crianças com deficiência.

 A lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência foi destinada a assegurar e promover condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência visando a sua inclusão social e cidadania. As pessoas com deficiência sempre enfrentaram inúmeras dificuldades e preconceitos durante toda a história no passado onde até mesmo eram encarados como diferentes e que não tinham capacidade de aprender e de desenvolver suas habilidades motoras ou até mesmo habilidade simples como a fala.

 Muitas vezes nós vemos elas serem segregadas, elas serem excluídas pela sociedade. A inclusão social é entendida como a participação nos vários tipos de grupos de convivência social e a deficiência como qualquer perda ou anormalidade de uma estrutura ou função corporal incluindo a função psicológica levando em conta que a pessoa ela não é deficiente, ela tem uma deficiência, uma limitação algo que é importante sempre entendermos para termos uma atitude correta em relação a elas.

  A acessibilidade de crianças com deficiências é compreendida como um dos elementos básicos buscado na inclusão social efetiva por meio do desenvolvimento da sensibilização e conscientização de toda a comunidade não só do ambiente escolar mas da sociedade como um todo, envolvendo a vizinhança, a própria família e as autoridades governamentais. A partir desse ponto toda criança passa a receber um ambiente propício ao seu desenvolvimento, também entendendo como um momento de lazer e paz e assim desenvolvendo inclusive o processo de ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSÃO

   Por meio desse trabalho foi percebido que a educação inclusiva que hoje se apresenta como algo mais comum e acessível para todos passou por um período de diversas dificuldades e preconceitos, negação, luta de muitas pessoas e instituições a história d foi se modificando e apontando novos rumos para as pessoas com deficiência.

   Hoje temos leis que eles asseguram o direito de viver e estudar e participar do convívio com os demais. A diferença não pode e não deve colocar a pessoa a margem da vida, é certo que todo indivíduo é cidadão de direitos e como tal tem direito a educação de qualidade. Sabemos que a educação é o alicerce para o desenvolvimento de qualquer cidadão e dessa forma a inclusão vem para ser um novo modelo onde a escola tem que se adaptar às necessidades educacionais de todo uma diversidade de alunos a fim de alcançar uma qualidade de vida para todos. Contudo também sabemos que simplesmente colocar o aluno na sala de aula e não garantir o atendimento que ele necessita não será inclusão pois não basta somente atender a legislação vigente, é preciso ter recursos apropriados para segurar seu efetivo cumprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com