TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estatuto da Criança e do Adolescente

Por:   •  28/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE AVALIATIVA – ECA

FERNANDA DE LA BERNARDA CONTIN 9º MA CESCAGE

  1. A prevenção geral se trata de uma responsabilidade do Estado em garantir as crianças e adolescentes a não violação de direitos fundamentais os quais são indispensáveis para seu correto desenvolvimento como cidadão.
  2. A prevenção especial se trata de especificações concernentes as diversões infantojuvenis.
  3. As entidades devem unir-se na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.
  4. Os entes estatais devem reconhecer e comunicar ao Conselho Tutelar suspeitas ou casos de maus-tratos praticados contra crianças e adolescentes.
  5. O bem juridicamente tutelado são os direitos fundamentais.
  6. Não, pois a venda casada se aproveita da ingenuidade das crianças.
  7. O Estado age como “linha de frente” diante da proteção dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.
  8. A família tem um papel fundamental na garantia de direitos de crianças e adolescentes, assim como do Estado quando houver algum tipo de violação.
  9. Sim, a portaria 1.100/06 serve de apoio para a efetivação da doutrina da Proteção Integral.
  10. Art. 253 do ECA - as faixas etárias a que não se recomendem - multa de três a vinte salários de referência, duplicada em caso de reincidência, aplicável, separadamente, à casa de espetáculo e aos órgãos de divulgação ou publicidade.

Art. 254 do ECA - horários em que sua apresentação se mostre inadequada - multa de vinte a cem salários de referência; duplicada em caso de reincidência a autoridade judiciária poderá determinar a suspensão da programação da emissora por até dois dias.

Art. 258 do ECA – locais - multa de três a vinte salários de referência; em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até quinze dias.

  1. Não. Não, a proibição destes locais nas proximidades das escolas não traz qualquer prejuízo as crianças e adolescentes desde que haja uma fiscalização do modo de uso.
  2. De acordo com o artigo 256 do Eca pena será de multa de três a vinte salários de referência; em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até quinze dias.
  3. Em conformidade com o artigo 255 do ECA a pena será de multa de vinte a cem salários de referência; na reincidência, a autoridade poderá determinar a suspensão do espetáculo ou o fechamento do estabelecimento por até quinze dias.
  4. É proibida venda de revistas ou publicações em possuam conteúdo improprio ou inadequado as crianças e adolescentes. Caput

§ único – tais impressos com material improprio ou inadequado deve ser vendido em embalagem lacrada.

  1.  É uma advertência as revistas e publicações com publico infantojuvenil de que não devem incentivar o consumo de bebidas alcoólicas devendo ainda, respeitar princípios da família e sociedade, sendo que o descumprimento destas medidas acarreta tipificação do art. 257 do ECA.
  2. É extremamente necessária tendo em vista que crianças são cidadãos em formação, por isso necessário avaliar não só as condições que elas têm para avaliar o conteúdo que recebem, mas o quanto os pais e a sociedade são responsáveis pelo que lhes será direcionado.
  3. Sim, pois a inobservância dessas regras pode tipificar conduta criminosa, contravenção penal, ou ainda, infração administrativa.
  4. Natureza exemplificativa, pois pode ser ampliada, por   exemplo, através   de   portarias   e   legislação   específica (federal, estadual e municipal), variando o tipo de sanção.
  5. Submete a criança/adolescente a risco inerente.
  6. Comunicaria o Conselho Tutelar. Para o pai: detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. Art. 243 e para o estabelecimento nenhuma pois não vendeu a bebida alcoólica para o menor.
  7. Em conformidade com o artigo 250 do ECA a pena é de multa.
  8. De acordo com o art. 84 do ECA para que um menor possa empreender viagem internacional na companhia de um dos pais, é necessário que o acompanhante apresente, em substituição à autorização judicial, autorização expressa do outro genitor com firma reconhecida, não suprindo a formalidade a simples assinatura de autorização perante autoridade da Polícia Federal.
  9. Devem possuir pessoas capacitadas a reconhecer e comunicar ao Conselho Tutelar suspeitas ou casos de maus-tratos praticados contra crianças e adolescentes.
  10. De acordo com o texto  medidas  protetivas  entendem-se  as  ações  ou  programas  de caráter  assistencial,  aplicadas  isolada  ou  cumulativamente,  quando a criança ou adolescente estiver em situação de risco, ou quando da prática de ato infracional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com