TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Competência

Por:   •  3/11/2016  •  Seminário  •  4.121 Palavras (17 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 17

COMPETÊNCIA

O filósofo Couture conclui que ‘’ a competência é o poder da jurisdição para uma determinada parte do setor jurídico: aquele especificamente destinado ao conhecimento de determinado órgão jurisdicional. Em continuando a ter jurisdição, é incompetente.

A competência, portanto, nada mais é que o poder de exercer uma atuação da jurisdição que possui um órgão jurisdicional diante de um caso concreto. Decorre esse poder de uma certa delimitação prévia, constitucional e legal, estabelecida segundo critérios de especialização da justiça, distribuição territorial e divisão de serviço.

A exigência dessa distribuição decorre da evidente impossibilidade de um juiz único decidir toda a massa de lides existentes no universo e, também, da necessidade de que as lides sejam decididas pelo órgão jurisdicional adequado, mais apto a melhor resolvê-las.

Porém, antes da distribuição interna das lides pelos diversos órgãos jurisdicionais, surge a prévia indagação de o poder jurisdicional brasileiro, em geral, ser, ou não, competente para o exame da causa. Tal indagação é denominada competência internacional.

Para determinar a competência, as normas legais utilizam-se de critérios extraídos da lide, ou extraídos das funções que o juiz exerce no processo. No primeiro caso a competência é objetiva, determinada por alguma característica apresentada na lide, sendo essa o objetivo do processo. No segundo caso a competência é classificada como funcional.

Os critérios objetivos usados pelas normas legais são: a natureza da infração em face do direito material; o domicílio do réu; a qualidade da vítima; local que se consumou a infração; local que se iniciou a conduta; propriedade da arma; entre outros. Tais elementos apontam o juiz competente para a decisão de cada demanda. Como são estabelecidos previamente em lei, é possível, mesmo antes da propositura da ação, que se saiba qual juízo que decidirá, atendendo ao princípio do ‘’juiz natural’’.

Por outro lado, as normas legais utilizam-se, por vezes, de aspectos relativos às funções exercidas pelo juiz no processo, para estabelecer a competência, que se denomina então, competência funcional, divididas em três formas: competência funcional por graus de jurisdição; competência funcional por fases do processo e competência funcional por objeto do juízo.

O legislador, desde o constitucional até o estadual, utiliza esses critérios, objetivos e funcionais, de maneira escalonada, ou seja, adotando um sistema de eliminação gradativa segundo a regra da especialidade. Aplicando um a um os critérios, objetivos ou funcionais, que ele entendeu relevantes, sucessivamente determinando a separação das infrações em grupo, até chegar a fixação para um juiz específico.

Portanto o juiz competente deve ser resultado obtido através de várias etapas como a verificação da competência internacional, ou seja, o juiz brasileiro genericamente é competente para processar e julgar a infração. Sua competência é valida apenas para as infrações de cunho territorial e extraterritorial da lei penal.

O exame da competência originária dos tribunais, desde que essa competência esteja definida na Constituição Federal. Neste caso, a determinação precede em qualquer outra, contudo se a competência originária por prerrogativa de função é estabelecida em lei ordinária as competências estabelecidas na Constituição têm procedência, como a competência das justiças especiais, que são a militar e a eleitoral, nos termos da Constituição, do Código Penal Militar e do Código Eleitoral, respectivamente.

A melhor definição de competência de juízo, do júri ou dos juízos especializados segundo as leis de organização judiciária, que podem definir, inclusive, a competência de várias distritais ou foros regionais. Se no foro, ou comarca, houver mais de um juízo com a mesma competência, define-se esta pela distribuição.

Na determinação da competência, dois fatores podem alterar o caminho natural acima apontado, a conexão e a continência, que são fatos que modificam as regras genéricas de competência, desviando a sua fixação natural. A conexão e a continência não modificam a competência em concreto, porque atuam antes da determinação definitiva, modificando apenas a aplicação das regras gerais.

No processo penal o fato que altera a competência é o desaforamento, específico do procedimento do júri, e será estudado adiante de maneira mais completa. No caso de desaforamento, a competência, mesmo depois de definitivamente fixada, é deslocada para outra comarca. Desloca, também, a competência a oposição da exceção da verdade nos crimes contra a honra em que o querelante tem prerrogativa de função. Essa deslocação é parcial, ou seja, apenas da exceção.

Finalmente, no caso de as regras de competência serem insuficientes para a definição do juiz competente, o Código de Processo Penal utiliza o critério da prevenção, que atua como norma de encerramento, a fim de que sejam evitados vazios de competência, porque nenhuma infração pode ficar sem juiz competente a ser julgada.

COMPETÊNCIA INTERNACIONAL

O poder jurisdicional, como um dos poderes do Estado, manifestação de soberania, é pleno e completo, mas não exclui a possibilidade de autolimitação, tornando-se aplicável somente a determinadas causas. Seria, em tese, possível uma disposição legal ou constitucional que estabelecesse competência para a autoridade judiciária brasileira conhecer todas as infrações penais ocorridas no universo.

Dai cada estado, segundo critérios de viabilidade (efetividade) e conveniência, estabelecer quais infrações estarão sujeitas a seu poder jurisdicional, sendo esses critérios levados em consideração pelo legislador e não pelo juiz que já encontra a norma posta.

Não ocorre que a jurisdição mude sua natureza, seja causa exclusivamente composta de elementos nacionais ou estrangeiros ou de ambos, mas simplesmente que somente algumas interessa a nossa legislação julgar, em virtude dos critérios retro mencionados, os quais se concretizam por meio da escolha, pela lei, de elementos ou pontos de conexão que, presentes, determinam a competência do Poder Judiciário nacional.

Segundo a regra da territorialidade, é competente a autoridade judiciária brasileira para o processo e julgamento dos crimes cometidos no território nacional, considerando-se como sua extensão as embarcações e aeronaves públicas ou que estejam a serviço do governo brasileiro, e mesmo as embarcações ou aeronaves privadas ou comerciais brasileiras desde que em espaço aéreo correspondente ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com