TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE TIC EM SEGURANÇA PÚBLICA - O NOVO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DE NOVA YORK

Por:   •  16/4/2018  •  Resenha  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

GERENCIAMENTO DE TIC EM SEGURANÇA PÚBLICA

KLEITON ALMEIDA OLIVEIRA

O NOVO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DE NOVA YORQUE

Prof. Tutor: Andre Luis da Silva Nascimento

HESKETT, James L. O novo Departamento de Polícia de Nova Iorque. Revista Havard Business School n. 307, 22 June, 1999.

O artigo intitulado “o novo departamento de polícia de Nova Iorque” faz alusão à Willian Bratton, o qual foi designado para o cargo de chefe de polícia pelo então prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani. Bratton  foi o mentor do  programa conhecido mundialmente como “tolerância zero” durante seu comando, o qual reduziu significativamente os níveis da violência das maiores cidades Norte Americanas. Em Nova Iorque, o índice de homicídios foi reduzido drasdicamente, tornando Bratton um grande aliado do prefeito Giuliane no combate ao crime e o grande nome da segurança pública do país.

Um dos grandes nomes contratados por Bratton foi o de John Linder que, através de um “diagnóstico cultural”, alcançou mudanças significativas na corporação policial da NYPD. Entre seus feitos e sob a supervisão de Bratton, destacam-se sete estratégias fundamentais que continham a descrição do problema, a prática corrente,, condições específicas a estratégia em si e mudanças nas leis e políticas departamentais. Foram implantados procedimentos operacionais e administrativos para a atuação policial. Tais estratégias estavam dividas em: 1- Tirando as armas das ruas de NY; 2- Reprimindo a violência juvenil nas escolas e ruas; 3- Colocando os traficantes para fora de NY; 4- Quebrando o ciclo da violência doméstica; 5-Recuperando os espaços públicos de NY; 6- Reduzindo os crimes relacionados com automóveis em NY; 7- Arrancando a corrupção pela raiz: Construindo integridade organizacional no Departamento de Polícia de Nova Iorque.

Paralelamente às estratégias, houve a implantação do sistema COMPSTAT (Estatísticas comparadas), onde eram realizadas reuniões a fim de identificar o problema de cada distrito e possíveis soluções. Vários foram os investimentos em tecnologia inclusive através de doações do setor privado, apoiados por uma legislação voltada ao combate do crime organizado, dentre elas a “LEI FEDERAL DO CRIME” que financiava investimentos na modernização do aparato policial.

De modo geral, em curto espaço de tempo pode ser notado bons resultados como redução da criminalidade, combate ao narcotráfico, diminuição dos homicídios e violência etc., porém, muitas dificuldades forma enfrentadas pelos gestores, principalmente aos que estavam diretamente ligados à segurança pública. Ou seja, houveram restrições orçamentárias, crise econômica, denúncias de racismo, corrupção de policiais e aumento significativo das reclamações sobre brutalidade e tratamento injusto da polícia nova-iorquina. Em relação à corrupção, foram organizados esforços seguindo a risca a estratégia de Linder intitulada “arrancando a corrupção pela raiz, construindo integridade organizacional do departamento de polícia de Nova Iorque (NYPD). Era a polícia da polícia em ação.

Dentre as ações realizadas pelos gestores de segurança nova-iorquina, importante ressaltar a estratégia que visava a qualidade de vida da população, baseada na teoria das “janelas quebradas” que dizia: “se uma janela quebrada de um prédio não fosse consertada, logo todas as demais também estariam”. Foram tomadas medidas importantes como aplicação das leis contra as infrações sobre a qualidade de vidas como pichações, vadiagem, conduta desordeira, urinar em público etc., e ainda prisões de pedintes, bêbados e limpadores de para-brisa, intimações por violação de impostos sobre vendas. Estas ações foram a estratégia pela qual o Tolerância Zero ficou conhecido. "Isso cria uma sensação de ordem e de comando, o que contribui em muito para o trabalho da polícia", justifica Bratton. A importante estratégia de recuperação dos espaços públicos proporcionaram maior arrecadação a cidade e despoluição dos ambientes, sendo assim as pessoas poderiam realizar passeios em praças públicas com maior segurança e opções de lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com