TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JULGAMENTO DOS NAZISTAS EM NUREMBERG E O DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

JULGAMENTO DOS NAZISTAS EM NUREMBERG E O DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

O filme se passa em meados de 1945 e 1949 e narra o momento histórico ocorrido na cidade alemã Nuremberg. Em especial, o filme retrata a criação de um Tribunal Internacional, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas na segunda guerra mundial.

Nota-se que dentre os acusados, estavam oficiais, militares de alta patente, médicos e empresários, que colaboraram com todo o ocorrido naquela época. Assim, afim de evitar novos acontecimentos e resguardar a paz internacional, em meados de agosto de 1945 fora determinada a criação de um Tribunal Penal Internacional, o qual ficou estabelecido por quais crimes os acusados seriam julgados.

Dentre as escolhas, ficou acordado 3 categorias, os quais os acusados seriam acusados, qual sejam: crimes contra a paz internacional; crimes de guerra e crimes cometidos contra a humanidade. Nota-se que a partir dessa perspectiva, que a forma como foi estabelecida os julgamentos em si, foi fruto de uma representação meramente política do que jurídica, vez que foi apresentada como forma de combater o sistema do nacional socialismo alemão. Isso se percebe a partir da própria escolha de Nuremberg para a realização dos julgamentos.

Ao decorrer do filme, é de fácil percepção que essa reunião de representação do direito dos países, está diretamente ligado a um fato social que precisava ser corrigido, havendo a necessidade de se fazer um julgamento pelos crimes que foram cometidos contra uma sociedade/humanidade.

Diante desse acontecimento, seguindo o que fora estabelecido nos procedimentos adotados pelo tribunal, várias foram as penas aplicadas aos acusados, dentre eles 12 foram condenados à pena de morte; 3 a prisão perpetua; dois a 20 anos de prisão; dentre outras.

Com as aplicações das sanções, podemos se dizer, que foi a partir de então que se deu início a criação de uma Corte Internacional permanente para a discussão, apreciação e julgamentos dos crimes cometidos contra a humanidade, marco histórico para o direito internacional.

Foi então, que em 2002, criou-se o Tribunal Penal Internacional, tendo como objetivo principal, julgar os crimes cometidos por indivíduos, que ultrapassem os limites “constitucionais”, cometendo crimes de guerra, crimes contra a humanidade, os crimes de agressão e genocídio.

Nota-se ainda, partindo da análise da digníssima obra do professor J.F. REZEK, “Direito Internacional Público”, que o direito internacional trouxe sobre uma dimensão demográfica, que ostentam muitas vezes sobre a personalidade jurídica dos direitos das gentes, sobre uma perspectiva voltada a uma relação imediata e direta com as normas que lhe são aplicadas, ou seja, se utiliza de um determinado sistema jurídico, qual seja o Tribunal Internacional, para viabilizar a aplicação das normas num plano internacional.

Fazendo uma ligação ao caso de Nuremberg, é de fácil percepção que houve um determinado peso ético sobre os fatos corridos, vez que houvesse uma imposição ao sacrifício de certos princípios do próprio direito penal para se levar a julgamento os acusados. Podemos dizer, eu houve uma motivação quanto ao momento, a motivação e ao cenário escolhido, para então se caracterizar uma necessidade a criação do referido Tribunal.

Partindo desse ponto de vista, notamos que levando-se e consideração o que já ocorreu e que possa vir a acontecer, o Tribunal Internacional ou Corte Internacional, possui um papel relevante e significativo, diga-se de passagem, vez que fora instituído pela Carta das Nações Unidas, com o objetivo principal de solucionar e resolver conflitos jurídicos a ele submetidos por Estados, emitindo a partir de então pareceres sobre as questões jurídicas apresentadas ordinariamente pela Assembleia Geral das Nações Unidas ou pelo próprio Conselho de Segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com