TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Machismo Sob a Óptica do Fato Social de Émile Durkheim

Por:   •  17/12/2018  •  Artigo  •  6.092 Palavras (25 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 25

                Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O machismo sob a óptica do fato social de Émile Durkheim e sua influência no Direito brasileiro

 

 

 

 

 

 

Dayse Caroline Gonzaga

Lara Sena Nunes da Silva

Laura Rodrigues Martins

 

 

 

Uberlândia, MG

2018

Dayse Caroline Gonzaga

Lara Sena Nunes da Silva

Laura Rodrigues Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O machismo sob a óptica do fato social de Émile Durkheim e sua influência no Direito brasileiro

 

 

 

 

 

Artigo Científico apresentado à Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis como exigência para obtenção de pontuação da disciplina de Metodologia e Epistemologia Jurídica ministrada pelo Prof. Dr. Raoni Bielschowsky. E orientado pelo Prof. Moacir de Freitas Júnior

Uberlândia, 2018


O machismo sob a óptica do fato social de Émile Durkheim e sua influência no Direito brasileiro

 

 

Dayse Caroline Gonzaga

Lara Sena Nunes da Silva

Laura Rodrigues Martins

 

Graduandas em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia.

 

   

Resumo: O presente trabalho visa acrescentar à área jurídica e à comunidade social uma nova perspectiva da questão do machismo sob o olhar crítico da Sociologia, especialmente, sob o fato social de Emile Durkheim e as influências na elaboração das leis e nas decisões do sistema judiciário brasileiro. Pretende-se analisar a forma com que a mulher é vista perante a sociedade e a sua consequente inferiorizarão no direito. Ressalta-se que graças às lutas feministas, maior acesso à educação da população e outros avanços na sociedade, tornaram-se possíveis algumas conquistas para a classe feminina nas últimas décadas; entretanto, ainda falta um longo caminho a ser percorrido.  

 

 Abstract: The present work aims to add to the juridical area and the social community a new perspective on the issue of machismo under the critical eye of Sociology, especially under the social fact of Emile Durkheim and the influences in the elaboration of laws and in the decisions of the Brazilian judicial system. The aim is to analyze the way in which women are viewed before society and their consequent inferiority in the law. It is noteworthy that thanks to feminist struggles, greater access to population education and other advances in society, some achievements for the female class in recent decades have become possible; however, there is still a long way to go.

Palavras-Chave: Direito Civil Brasileiro. Código Civil. Émile Durkheim. Fato social. Machismo. Desigualdade de gênero. Diversidade de gênero.


Sumário: Introdução. 1. O Direito Civil Brasileiro e o Código Civil de 1916. 1.1. Da desigualdade de gênero perante as leis brasileiras. 1.2. Dos princípios de uma sociedade patriarcal. 2. A sociologia e o fato social de Durkheim. 2.1. O machismo como um fato social. 3. A evolução da sociedade brasileira. 3.1. O avanço positivo com o Código Civil de 2002. 4. O machismo e as leis de proteção contra a mulher 5- A cultura machista e sua influência negativa perante a diversidade de gênero. Referências.

 

Introdução

Com o presente trabalho, busca-se estabelecer critérios objetivos para que o machismo seja visto de uma maneira mais crítica. Defende-se que o melhor caminho para a aniquilação do machismo é a educação, sendo utilizada também uma conscientização da população e do próprio poder judiciário, assim como para a promoção da diversidade de gênero, já que a busca pela igualdade de direitos torna-se cada vez maior em nossa sociedade.                 

            No tocante à diversidade de gênero, o Código Civil de 1916 não traz nenhum artigo para a manutenção e prática de tal fator, onde pelo contrário, traz intrínseco a ele os requisitos de uma sociedade extremamente patriarcal, em que muitas vezes só estabelece direitos ao homem e exclui a mulher brasileira ou assegura seus direitos em razão da constituição de um matrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com