TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio ambiente tem sido a grande preocupação de todas as comunidades

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

CAMPUS PROFESSOR FRANCISCO GONÇALVES QUILES – CACOAL

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DO CURSO DE DIREITO

SERVIDÃO AMBIENTAL

CACOAL/RO

2017

PAULA CATARINA BECCÁRIA SANTOS

THIAGO GREGÓRIO DE OLIVEIRA

WELDER CASSIMIRO DA SILVA

SERVIDÃO AMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia – Campus Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como avaliação parcial da matéria de Direito Ambiental lecionada pela Prof. Esp. Graciela Flávia Hack.

CACOAL/RO

2017

INTRODUÇÃO

O meio ambiente tem sido a grande preocupação de todas as comunidades do nosso planeta nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações, sendo que para a preservação do meio ambiente o estado faz uso das garantias que o Direito dispõe.

O Direito é um instrumento regulador social, e como tal, prevê como tal a preservação do meio ambiente, sendo esta disposta na Constituição Federal Brasileira no Capitulo IV, artigo 225 em diante.

A sociedade, se utilizando do intercambio cultural, debates ideológicos voltados a preservação da natureza criou também vários acordos, tratados, sendo os mais conhecidos: Protocolo de Kioto, ECO-92 e Rio+20.

Um dos pontos debatidos ao longo do tempo no Brasil, que é de suma importância no que se refere a preservação ambiental diz respeito a servidão ambiental, sendo esta descrita na Lei 6.938/1981, artigo 9º onde explana a vontade do proprietário de preservar parte de suas terras, sendo esse tema o principal foco do presente trabalho.

SERVIDÃO

O instituto da Servidão Ambiental é previsto na Lei 6.938/1981, em que preconiza sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, especificamente no artigo 9º, in verbis:

Art. 9o-A.  O proprietário ou possuidor de imóvel, pessoa natural ou jurídica, pode, por instrumento público ou particular ou por termo administrativo firmado perante órgão integrante do Sisnama, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servidão ambiental. (Grifo nosso).

Denota-se, portanto, expressamente por meio do ordenamento vigente que o instituto da Servidão foi recepcionada pela Constituição Federal (1988), vale dizer, é um termo proveniente do latin servitudo pelo qual significa sujeição, submissão.

De acordo com o Dicionário Jurídico Brasileiro, o instituto em voga é a “restrição à faculdade de uso imposta ao proprietário de um bem em proveito de terceiro”.

Nota-se que corrobora com o direito fundamental à propriedade, que por sinal, não é absoluto, podendo sofrer restrições constitucionais em prol do interesse coletivo (art. 5º, XXII): “é garantido o direito de propriedade;” combinado com o art. 5º, XXIII “a propriedade atenderá a sua função social;”

Interessante destacar que no âmbito do Direito Civil a Servidão é um direito real, acompanhando a coisa, sob a qual há o poder do proprietário, contudo, não acompanha a pessoa, mas sim o bem.

Trazendo à luz do Direito Ambiental, a Servidão nada mais é que a instituição pela qual o proprietário impõe, por força de lei ou por força de contrato parte de sua propriedade, visando à preservação ambiental por meio da conservação ou recuperação de recursos ambientais existentes no local. Nada obstante, não é aplicável às Áreas de Preservação Permanente ou à Reserva Legal.

As formas de instituição da Servidão podem ser gratuita ou onerosa, temporária ou perpétua, sendo que o prazo mínimo da servidão ambiental temporária é de 15 (quinze) anos, conforme o art. 9º-B do referido Diploma. De todo modo, padece de anuência do órgão ambiental adequado.

Destaca-se ainda que no caso de Servidão perpétua, tem equivalência quanto aos créditos tributários devidos ao erário, de acordo com o §2º do artigo 9º-B em que disciplina: “A servidão ambiental perpétua equivale, para fins creditícios, tributários e de acesso aos recursos de fundos públicos, à Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, definida no art. 21 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com