TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ministério Público de Alegrete

Por:   •  19/4/2018  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

II Semana do Ministério Público de Alegrete

Durante o primeiro dia de palestras da II Semana do Ministério Público de Alegrete, desfrutamos do conhecimento dos palestrantes Luiz Marcelo Berger, Doutor e Mestre em Administração e Bruno Amorim Carpes, Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, os quais expuseram ideias e posicionamentos sobre os seguintes temas, respectivamente: “Violência no Brasil: cenários vistos pela análise econômica do crime” e “As falácias do desencarceramento: análise sobre as estatísticas prisionais”.

De início, o palestrante Luiz Marcelo Berger debateu sobre a violência que assola o Brasil, suas eventuais razões, tais como: pobreza, drogas, educação, etc. Também, mencionou maneiras de curto e longo prazo para combater/minimizar a mesma, dando como exemplo de solução em curto prazo o investimento em órgãos policiais, o que consequentemente geraria o aumento da segurança e uma eventual diminuição da violência.

De outro lado, a exemplo de solução em longo prazo, asseverou sobre a necessidade de investimentos na educação, pois apesar de ser um dos meios mais vagarosos, é o que gera maiores mudanças. O poder público tem se mostrado incapaz de enfrentar essa calamidade social. Além disso, temos a corrupção como aliada da violência.

A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.

Complementando a palestra anterior, o palestrante Bruno Amorim Carpes, informou sobre o alto índice de violência no país, bem como teceu algumas considerações acerca do sistema carcerário.

Diante das informações por ele passadas, foi possível verificar que o Brasil está entre os países com a maior taxa de violência. Esse alto índice de violência se da muitas vezes em razão do tráfico de drogas, como bem dito pelo palestrante, uma vez que a maioria dos crimes possui ligação com este último.

Ademais, obtivemos a informação de que atualmente no sistema carcerário brasileiro, são mais de 644.000 (seiscentos e quarenta e quatro mil) detentos, dos quais 244.000 (duzentos e quarenta e quatro mil) são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação com trânsito em julgado.

Por fim, em que pese a grande quantidade de detentos, uma das soluções ao ver do palestrante, com a qual concordamos, seria a construção de mais unidades prisionais, as quais já deveriam existir, tendo em vista as verbas disponibilizadas que, misteriosamente, desaparecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com