TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Momento Privilegiado de Estudo

Por:   •  24/10/2020  •  Exam  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividade 2 (Momento Privilegiado de Estudo)

Questão I - O pensador alemão Karl Marx (1818-1883), entendia que não se pode pensar a relação indivíduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se sustentam. Marx teve como objetivo o estudo da sociedade de seu tempo e as relações que se estabeleciam entre dominador/dominado; capitalista/proletariado nessa realidade social. Tendo como referência as aulas expositivas e os textos dados como suporte teórico, conceitue alienação e ideologia de acordo com o pensamento marxista.

ALIENAÇÃO

De acordo com Marx a alienação é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade, é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz. Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.

IDEOLOGIA

é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, impedindo que a sociedade perceba o vínculo interno entre o poder econômico e o poder político. Para Marx, há uma divisão do trabalho intelectual e do trabalho manual. O primeiro seria mais valorizado e aqueles acabariam pertencendo à elite. Portanto, esta classe produz ideologias para que a classe trabalhadora não questione sobre sua condição e assim continue a ser explorada.

Questão II - Tendo como referência as aulas expositivas e os textos dados como suporte teórico, responda:

  1. Qual foi a sociedade que Marx estudou?

         A sociedade capitalista

  1. Quais eram para ele os dois grandes grupos que as relações sociais de produção definiam dentro da sociedade capitalista?

         Burguesia e proletariado

  1. Qual era o objeto de estudo Marxista?

O fenômeno das classes socias e as relações entre elas.

  1. Defina o conceito de classe social.

São grupos de indivíduos que partilham de uma posição similar nas relações de produção, sejam os proprietários dos meios de produção, sejam os que vendem sua força de trabalho. A estrutura de classes é caracterizada pelo antagonismo entre elas.

Questão III - A sociologia nasce no século XIX como uma reação ao individualismo então predominante. O homem passa a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. Portanto, interessa para a SOCIOLOGIA, não o indivíduo isolado, mas inter-relacionado com os diferentes grupos sociais dos quais faz parte. Durante nossas aulas, vimos que os autores estudados irão se diferenciar quanto à ênfase que é dada ora a ação individual, ora a ação coletiva. De acordo com o conteúdo trabalhado, Marx, pode ser considerado um pensador conservador? Justifique sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (290.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com