TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Casos Momento Profissional

Por:   •  12/8/2021  •  Resenha  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DE CASOS.

MOMENTO PROFISSIONAL



DAYVERSON WAGNER FIGUEIREDO DE CASTRO 



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC.










1. INTRODUÇÃO 

2. RESUMO DO CASO 

3. METODOLOGIA 

4. PRESCRICAO E PROGRAMA DE TREINAMENTO

5. CONCLUSÃO  

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ESTUDO DE CASOS

MOMENTO PROFISSIONAL





  1. INTRODUÇÃO

O tema do presente trabalho trata – se de um método de estudo de casos (case method)  que mostra que Christopher Columbus Langdell foi pioneiro, que, ainda durante sua graduação na Harvard Law School, de 1851 a 1854, desenvolveu uma enciclopédia de dados judiciais. Em 1870, assumiu a direção da escola e imediatamente implantou o método de casos, no qual os alunos liam somente as fontes originais de cada caso, discutiam, analisavam e apresentavam suas próprias conclusões e interpretações. A utilização produtiva do método era garantida pela introdução do formato de perguntas e respostas, o método socrático, salientando fatos do caso, raciocínio judicial, princípios e teorias, e comparações com outros casos.
E o caso em particular que vai ser tratado hoje se refere a um senhor chamado Roberto.
 Senhor Roberto é um homem de 65 anos de idade, casado com Dona Maria de 60 anos, que vivem em um sitio local da cidade de Leme. Um senhor carismático e encantador que chegou até nós relatando várias dores na coluna, joelho e falta de ar, algumas vezes muitas tonturas, dores na nuca, em certos momentos coração acelerado ou corpo gelado ao fazer uma caminhada mais longa. Dona Maria por outro lado, sempre com sua saúde e exames em dia ao lado de seu marido na consulta. Sua história de vida conta que sempre foi um homem independente e que desde novo começou a trabalhar na roça para ajudar dentro de casa, um senhor simples e de pouco estudo e que sempre residiu na mesma cidade que nasceu, tendo que parar de trabalhar apenas quando conseguiu se aposentar. Sempre pressionado pela esposa a procurar mais sobre sua saúde nunca deu importância quanto a isso, mas ao longo de 1 ano não aguentava mais sentir fortes dores em determinados locais do corpo. Roberto nunca teve tempo ou ligou para atividades físicas, sempre foi muito saudável mesmo tendo uma alimentação com muito sódio, foi a primeira vez que esteve em um consultório para fazer exames, nunca se queixou de dores em quaisquer lugar do corpo. Marcou uma consulta com um clinico geral e aguardou os resultados dos exames que levaram uma semana pra sair.
Ao chegar no consultório o médico fez inúmeras perguntas, solicitou exames e prescreveu de inicio um calmante natural.


  1. RESUMO DO CASO

Roberto, 65 anos, sexo masculino, aposentado, apresentou-se na consulta médica relatando dores nas costas, joelhos, falta de ar, tontura, dores na nuca, coração acelerado e algumas vezes corpo gelado. Nunca fez exames clínicos, passou a sentir isso a 1 ano atrás. Não se alimenta de forma adequada, alimentos com muito sódio, pouca água e sedentário. A principal hipótese diagnostica era de ser hipertensão e lesões nas articulações do joelho ou artrose. Como também poderia ser cardíaco, diagnostico inicial e diferencial é a arritmia cardíaca. Nas costas poderia ser hérnia de disco, espondilite anquilosante, ciática ou artrose também.


  1. METODOLOGIA 

Após constatado que os exames indicavam que o senhor Roberto é hipertenso por hereditariedade, já que sua família tem histórico de hipertensão, foi receitado remédios para controlar. Os exames em relação as costas e joelhos mostraram se todos em ordem, nenhuma anormalidade, as dores consistiam pelo fato de Roberto ser muito sedentário. O médico aconselhou que ele se exercitasse com frequência e buscasse ajuda de um profissional da educação física formado e capacitado.

Sendo assim, com a liberação médica para a prática de atividades físicas orientadas por profissional.  Devemos considerar quais as possibilidades de trabalhos direcionados ao Sr. Roberto para que o mesmo tenha uma vida saudável e independente sem dores e com um fortalecimento cardiorrespiratório. 


Vamos nos nortear pelos seguintes itens:

  1. Fazer avaliação física do Sr. Roberto.

Portanto, a avaliação física é importante porque ela avalia o seu condicionamento físico, indica os melhores exercícios físicos e faz a prescrição alimentar correta. Por isso, deve ser o primeiro passo antes de iniciar qualquer rotina de treino.


  1. Indicar um treinamento na Piscina e de Musculação.

          Neste sentido, as atividades aquáticas sendo ela a hidroginástica promove adaptações metabólicas em indivíduos hipertensos, efeito hipotensor da Hidroginástica resulta na diminuição da Pressão arterial sistêmica principalmente, em pessoas hipertensas.

       Neste caso musculação é uma das mais benéficas atividades físicas para melhorar massa óssea, diminuir percentual de gordura e, principalmente, recuperar a quantidade perdida de músculos, o que acontece naturalmente com o avanço da idade como a do Sr. Roberto, trazendo os principais beneficios:

  1. Melhora a postura corporal, fortalecimento lombar assim, diminuição das dores nas costas e joelho...
  2. Diminui a quantidade de gordura. ...
  3. Tonifica os músculos. ...
  4. Combate problemas emocionais. ...
  5. Aumenta a densidade óssea. ...
  6. Diminui o risco de diabetes. ...
  7. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório.

 

Indicar um acompanhamento de um Nutricionista para que possa orienta-lo em uma alimentação mais saudável e que possa ajudar no controle da hipertensão.

4. PRESCRICAO E PROGRAMA DE TREINAMENTO

Apesar da Musculação ser uma atividade que exija um alto esforço físico, essa atividade também é indicada aos indivíduos que apresentam mais de 60 anos, desde que com acompanhamento especializado. Sem dúvida, esse exercício ajuda a melhorar o bem-estar e a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com