TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORQUÊ DA EDUCAÇÃO MORAL PARA O PROFISSIONAL DO DIREITO

Por:   •  8/5/2017  •  Dissertação  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

O PORQUÊ DA EDUCAÇÃO MORAL PARA O PROFISSIONAL DO DIREITO

   O homem não pode ser visto como ser individual, pois faz parte de uma sociedade ampla. A educação moral é importante para que as ações sejam adequadas, de acordo com a ética e a moral.

   Nenhuma excelência moral se constitui por natureza, já que nada que existe por natureza é mudado pelo habito. A natureza capacita o indivíduo para receber conceitos de moral e isso pode ser aperfeiçoado de acordo com as experiências vividas. Por reiteradas ações justas, passa a agir justo diante de situações e com isso se torna um indivíduo justo.

   Na busca de desenvolvimento, a sociedade cria regras éticas onde são gerados princípios que trazem virtudes morais e instrumentos necessários para a pratica de boas e equilibradas ações.

   A moral é individual, ou seja, cada indivíduo possui seu conceito de moral, já o direito, apresenta uma relação jurídica, uma forma de agir atribuída a sanção e coerção, sendo, portanto, externada.

   A ação/conduta pode ser ética ou jurídica, e essa ação pode se adequar a moral ou contrariá-la. O profissional do direito precisa que a moral se internalize nele, pois é importante tomar as decisões corretas quando se está diante de uma causa, que em muitos dos casos, mudará o rumo da vida daquele cliente. Por tanto é necessário que as decisões do profissional do direito visem o que é mais correto para o caso concreto, para que o direito e a moral não sejam feridos.

Saber usar a ética, a moral e o direito na nossa vida cotidiana é uma virtude, pois há normas que nos limitam, porém, elas existem para facilitar a convivência em sociedade. E no caso do âmbito jurídico, para que as normas sejam cumpridas em sua integralidade sem que o direito de um indivíduo interfira no direito do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com