TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O POSICIONAMENTO DOS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SOBRE A LEGALIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NAS TERRAS INDÍGENAS

Por:   •  19/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.201 Palavras (17 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CURSO DE DIREITO

PAULO JUNIOR RUVIARO ALCANTARA

O POSICIONAMENTO DOS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SOBRE A LEGALIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NAS TERRAS INDÍGENAS.

PORTO VELHO – RO

2022

PAULO JUNIOR RUVIARO ALCANTARA

O POSICIONAMENTO DOS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SOBRE A LEGALIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NAS TERRAS INDÍGENAS.

Trabalho apresentado no curso de graduação em Direito da Fundação Federal de Rondônia.

Orientador(a): Prof. Dra. Wilma Suely Batista Pereira

PORTO VELHO – RO

2022

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

2 - PROBLEMA DE PESQUISA  

3 - OBJETIVOS  

4 - JUSTIFICATIVA

5 – REFERENCIALTEORICO

6 – METODOLOGIA  

7 – REFERÊNCIAS

8 - ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto pretende discutir sobre a exploração de recursos naturais em terras indígenas e expor as ideias dos indígenas que vivem na cidade de Porto velho RO- ou próximo dela

 No ano de 1500, a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, com isso, buscou-se o primeiro contato com os nativos para conhecer melhor a região e suas riquezas. Entretanto, essas terras já eram habitadas por povos indígenas. Logo, a coroa portuguesa viu uma oportunidade de explorar a mão de obra no Brasil. A colonização portuguesa efetivou-se a partir da exploração, extermínio, povoamento e conquista dos povos indígenas, e a única mão de obra que acharam foi as dois indígenas, que tiveram as suas riquezas levadas. Os portugueses utilizaram-se de ameaças, da força física e da propagação de doenças para forçar os índios a trabalharem para a coroa.

Neste sentido, com o objetivo de preservar a cultura e integra-los na comunhão nacional, surgiu a necessidade de garantir aos índios o direito a posse permanente, assim, a União sendo a detentora dessas terras concedeu a eles o direito ao usufruto exclusivo das riquezas naturais das terras que ocupavam. A face do exposto, em 1973 foi promulgada a lei 6,001, que ficou reconhecida como estatuo do índio, a qual regulou a situação jurídica dos índios, silvícolas e das comunidades indígenas, além de reconhecer os direitos também dispõe sobre as relações do Estado e da sociedade com eles.   

Garimpo é o nome que se dá à exploração, mineração ou extração, de forma manual ou mecanizada, de minério. A Constituição Brasileira de 1988 prevê a exploração mineral em terras indígenas desde que ela seja regulamentada por leis específicas. Como não existe lei vigente que libere a atividade realizada dentro dessas áreas, é ilegal. Outro ponto importante, para minerar dentro dessas áreas é necessário consultar as comunidades indígenas próximas.  O projeto prevê a mineração de potássio nos territórios indígenas, que ajudaria a garantir a produção de fertilizantes no Brasil, a qual hoje é 85% importada, sendo utilizada no agronegócio, os grupos atingidos pela medida serão indenizados em valor que será calculado com base na porcentagem de restrição do usufruto sobre a terra ocupada.          

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

   Geral: O Projeto do governo 191/2020 feito pelo Presidente Jair Bolsonaro viabiliza a exploração de minérios em terras indígenas, ainda que esteja previsto na constituição, tal ato é inconstitucional uma vez que viola os direitos territoriais garantidos na constituição federal de 1988, Art. 231 que reconhece os direitos originários dos indígenas sobre as terras que tradicionalmente ocupam, cabendo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. Bem como, infringe o direito da prévia consulta aos povos indígenas afetados pelas mudanças, tal ação é uma obrigação do Estado brasileiro consultar os povos indígenas a posição deles nessas decisões, tal método foi reconhecido na conversão de 169 da organização internacional do trabalho (OIT) sobre os povos indígenas e tribais, sendo lei no Brasil desde de 2004.  

     De acordo com a constituição federal, a atividade de mineração em terras indígenas só pode ocorrer com à autorização do Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, e por consulta às comunidades.  

    Especifico: O mercúrio é o elemento químico, que serve para separar as partículas pequenas do ouro dos demais, tornando mais visíveis e fáceis de serem separados dos demais sedimentos, o qual além do processo de trazer esses sedimentos para a draga (embarcação destinada a retirar os sedimentos do fundo do rio), tal ação causa a destruição do leito do rio, e o mercúrio contamina o ecossistema local, que dificulta para os indígenas usufruir os inúmeros benefícios que o rio disponibiliza, como, a pesca de peixes, ou seja, o garimpo de minérios provoca mortes, miséria e doença.              

  1. OBJETIVOS

     3.1 OBJETIVO GERAL:

  • Projetar as percepções dos indígenas sobre o garimpo ilegal, e se essa atividade for legalizada, como isso afetaria a vida deles.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Identificar quais os benefícios que a viabilização da exploração traria para aos     povos indígenas que vivem em área de reserva.

  • verificar como tal ação interferiria na saúde dos indivíduos, como a contaminação de mercúrio e a desnutrição, visto que eles utilizam à água do rio no seu cotidiano.

 

  • Investigar se os indígenas sofrem algum tipo de ameaça ou violência por não admitir a exploração de suas terras.

  • Analisar se a União está tomando algum posicionamento sobre a mineração ilegal em reserva indígena.

  1. JUSTIFICATIVA

Esse projeto foi realizado porque o autor sentiu a necessidade de assegurar a preservação da cultura dos povos indígenas e de assegurar a qualidade de vida a seus membros, haja vista os direitos deles tornaram-se ameaçados pela proposta de legalização da atividade extrativa mineral dentro de reservas indígenas. Portanto, em razão desse cenário, surge a importância de uma investigação mais apurada.

O real impacto da legalização da atividade extrativa só será sabido com a realização da pesquisa, esta é que indicará o real grau de ameaça para os povos indígenas. Diante disso, faz-se mister a realização dessa pesquisa, porque possui laços histórico-culturais com o Brasil, sendo eles os primeiros habitantes do território brasileiro, bem antes da colonização dos portugueses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (749.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com