TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PREVIDENCIÁRIO

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DOSCENTE: ALESSANDRO MENEZES

DISCENTES: THALYTA TICYANA DANTAS E SILVA

                         SANDRA GONÇALVES FÉLIX

                         JOSÉ GENIVAL DE SOUSA JÚNIOR

                          ANALISA ALENCAR TAVARES

                       TERESA RAQUEL  DE SOUSA MANIÇOBA

DIREITO- 9° PÉRIODO

QUESTÕES RELATIVAS AO CONTEÚDO DA 1ª UNIDADE DE D. PREVIDENCIÁRIO

                                                       PAU DOS FERROS/RN

                                                           AGOSTO/2018

QUESTÕES

01 – Qual a origem e os principais objetivos da previdência social? Vale até 0,2 pontos.

02 – Por que é comum a afirmação segundo a qual o objetivo da Previdência é transformar o futuro e incerto em presente e certo. Vale até 0,2 pontos.

04 – Sendo a Previdência Social um sistema de proteção do trabalhador, por que se costuma afirmar que seu objeto são as contingências ou necessidades sociais? Vale até 0,2 pontos.

03 – Explique a relação entre os Estados Liberal e de Bem-Estar-Social e o desenvolvimento da Previdência. Vale até 0,2 pontos.

05 – O que se pode entender por Seguridade Social? Vale até 0,2 pontos.

06 – Explique como se verifica a concretização do Princípio da Universalidade no Sistema da Seguridade Social abordando aspectos atinentes à reserva do possível e ao mínimo existencial? Vale até 0,2 pontos.

07 – Quais são e como estão organizados os Regimes de Previdência em nosso ordenamento? Vale até 0,2 pontos.

08 – Dentre os Princípios Gerais da Seguridade Social, em que consistem os Princípios da Solidariedade, Suficiência ou Efetividade e Seletividade e Distributividade? Vale até 0,2 pontos.

09 – Como se concretiza o Princípio descrito no Art. 194, I, da CF/88, no ambiente da Previdência Social, já que este subsistema, que possui caráter contributivo, também integra a Seguridade Social? Vale até 0,2 pontos.

10 – Considerando a existência de segurados obrigatórios e facultativos no âmbito da Previdência Social, explique como se verifica a filiação e inscrição dos segurados de cada um destes grupos. Vale até 0,2 pontos.

RESPOSTAS:

  1. R: Para garantir os benefícios e serviços ao segurado previstos na legislação, o Estado intervém na seguridade social, criando a previdência social. é preciso conhecer o surgimento e a evolução da temática da previdência social no mundo e no Brasil, bem como de que modo ela está configurada no Ordenamento Jurídico brasileiro por se tratar de um importante mecanismo de proteção e benefício do segurado, com o processo de industrialização das grandes cidades brasileiras, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, e com as escorchantes condições de trabalho, os empregados ficaram mais expostos a acidentes de trabalho, o que levou à institucionalização do seguro obrigatório de acidente de trabalho pela Lei 3.724 à indenização a ser paga, obrigatoriamente, pelos empregadores aos seus empregados acidentados. A Previdência Social, enquanto componente da seguridade social apresenta, historicamente, uma relação intrínseca entre acidentes e ambientes de trabalho, obrigando a criação de um amparo legal de modo a garantir o direito do segurado à estabilidade provisória, quando do retorno às suas atividades laborais, como estabelece o Art. 118, da Lei n.º 8.213/1991. Os objetivos da seguridade social, conforme previsto no texto constitucional, visam a implementação de políticas públicas, destinadas ao atendimento nas áreas de saúde pública, assistência social e previdência social.

  1. R: Por que a previdência social, como o próprio significado da palavra “previdência” nos traz o conceito, cujo significado de acordo com o dicionário é a “Condição daquilo que é previdente, que prevê ou busca evitar previamente transtornos: medidas de previdência.”. É próprio do ser humano cuidar para evitar os riscos, o objetivo da previdência é transformar o futuro incerto em presente e certo. Por isso o dever de contribuir para a previdência social, onde tem como resultado final uns ajudar os outros (contribuintes).

03. R: Os objetivos da seguridade social, conforme previsto no texto constitucional, visam a implementação de políticas públicas, destinadas ao atendimento nas áreas de saúde pública, assistência social e previdência social.

        A Previdência Social organizada sob a forma de um sistema contributivo e de filiação obrigatória, concederá benefícios visando a cobertura dos riscos doença, invalidez, morte, idade avançada, proteção à maternidade e à família. Contudo, age assim com o objetivo de suprir as necessidades do segurado.

04. R:Uma das grandes discussões político-econômicas dos últimos tempos refere-se a qual deve ser o tamanho do Estado. Não estamos falando das dimensões territoriais de um país, mas sim sobre o alcance da atuação dos governos nacionais. Ao longo da história, pensadores de diversas doutrinas propuseram diferentes ideais de Estado, cada um com diferentes papéis, direitos e deveres. No Estado de bem-estar social, é dever do governo garantir aos indivíduos o que se chama, no Brasil, de direitos sociais: condições mínimas nas áreas de saúde, educação, habitação, seguridade social, entre outras. A previdência social veio para assegurar a todos com o princípio da universalidade o direito de fazer parte do sistema, contudo participa apenas da Previdência social os contribuintes em uma espécie de pirâmide onde um contribui em favor do outro e de si próprio.

05. R: A seguridade social é o conjunto de ações e instrumentos por meio do qual se pretende alcançar uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos. Essas são diretrizes fixadas na própria Constituição Federal no artigo 3º. Ou seja, o sistema de seguridade social, em seu conjunto, visa a garantir que o cidadão se sinta seguro e protegido ao longo de sua existência, provendo-lhe a assistência e recursos necessários para os momentos de infortúnios. É a segurança social, segurança do indivíduo como parte integrante de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com