TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCEDIMENTO DOS JUIZADOS ESPECIAIS À LUZ DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Por:   •  12/6/2017  •  Artigo  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE MINAS GERAIS

CURSO DE  DIREITO

PROJETO DE MONOGRAFIA

O PROCEDIMENTO DOS JUIZADOS ESPECIAIS  À LUZ DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Aluno: Ana Paula Alves Araújo

Orientador: xxxx

Belo Horizonte / MG

2017

TÍTULO DO PROJETO

Projeto de Monografia apresentado ao Prof.º Carlos Henrique Passos Mairink como requisito parcial para aprovação na Disciplina Monografia I – Elaboração de Projeto.

Belo Horizonte

2017

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        

2 JUSTIFICATIVA        

2.1 Problema de pesquisa        

2.2 Hipóteses ou pressupostos        

3. OBJETIVOS        

3.1 Objetivo Geral        

3.2 Objetivos específicos        

4 METODOLOGIA                                                                        

5 PLANO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO        

6 CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto de monografia tem como tema a implementação do Novo Código de Processo Civil nos procedimentos estabelecidos no Juizado Especial.

Este trabalho busca descrever e analisar acerca das consideráveis mudanças introduzidas no ordenamento jurídico Brasileiro, em relação a promulgação do Novo Código de Processo Civil, sendo que será tratada de forma específica a alteração ocorrida no Juizado Especial com a promulgação do Código de Processo Civil.

Para atender o objetivo proposto o presente trabalho foi divido em 05 capítulos.

Capítulo I : Breves reflexões da Lei dos Juizados Especiais;

Capítulo II: Conceito e Natureza Jurídica das normas previstas na Lei dos Juizados Especiais para todo o sistema jurídico brasileiro;

Capítulo III: Peculiaridades do Código de Processo Civil e os Juizados Especiais;

Capítulo IV: alteracoes fundamentais do Poder Judiciário que são necessárias para a aplicação na esfera dos Juizados Especiais.

Capítulo V: Ponderações acerca da Jurisprudência atual do ordenamento jurídico e a aplicabilidade do CPC no Juizado Especiais.

2. JUSTIFICATIVA

 O trabalho desenvolvido   busca a elucidação ainda mais acerca de tema bastante complexo para todo os operadores do direito, que é basicamente a inovação acarretada pelo sistema jurídico pátrio, sobre a mudança de Código de Processo Civil e suas alterações na Lei dos Juizados Especiais.

Esse fato gerou incontáveis debates tanto no meio acadêmico, jurídico e até mesmo em toda a sociedade, pois, essas mudanças, acarretaram profundas alterações no sistema jurídico, especialmente, sobre a Lei dos Juizados Especiais, já que passou a permitir mudanças consideráveis do sistema.

É relevante mencionar que a mudança de legislação e de entendimentos passou a exigir a atenção acerca desse importante tema, pois, permitiu uma mudança profunda de concepção acerca do que é debatido.

É clara a necessidade do presente trabalho, para assim melhor conhecimento do tema e debate da questão controversa.

2.1. Problema de pesquisa

Por meio das mudanças e alterações na legislação e até mesmo na concepção de entendimento acerca de determinados temas vividos em sociedade, o legislador tentando reformular determinados sistemas jurídicos, muitas vezes, ocasiona uma transformação no entendimento e aplicação das normas, regras previstas em todo o ordenamento jurídico.

Através do desenvolvimento natural da sociedade e até mesmo a evolução de todo o ordenamento jurídico brasileiro, passou a serem reconhecidos e consequentemente exigidos determinados direitos e deveres a todos, gerando assim o que foi denominado de “direito”.

No ano de 2016, passou a se aplicado o Novo Código de Processo Civil, sendo que o referido diploma legal, com a sua entrada em vigor, gerou inúmeras discussões no meio acadêmico, por diversos operadores do direito, uma vez, que como toda alteração acarretou inúmeras transformações para todo o ordenamento jurídico pátrio.

Um grande ponto que passou e passa por inúmeros e acalorados debates é a questão da aplicação de determinadas normas na Lei dos Juizados Especiais, uma vez, que esse tema é controvertido e diante da lacuna nas normas é algo que traz inúmeros debates para todos os operadores do direito.

É de conhecimento de todos que a criação dos Juizados Especiais, buscou facilitar o acesso de todos os cidadãos à Justiça, uma vez, que no referido local seria debatido acerca de causas de menor complexidade, buscando celeridade e menos necessidade de observância ao formalismo processual. Assim, tem como objetivo central celeridade e desburocratização dos temas ali tratados, buscando uma solução para a questão em debate.

Com a introdução do novo Código de Processo Civil, a questão passou a ser mais debatida, justamente em razão dessa compatibilidade das normas constantes na Lei dos Juizados Especiais e as mudanças acarretadas com o novo CPC.

A questão causa inúmeros debates, devido a questão em debate acerca do atual momento, exigindo assim, melhor estudo do tema para ao final buscar uma solução mais equilibrada e justa.

Dessa maneira, o presente trabalho busca esclarecer ainda mais sobre esse complexo tema. Sendo assim, o problema consiste em expor ainda mais acerca desse grande tema e suas origens e constante evolução para todo o ordenamento jurídico pátrio.

2.2 Hipóteses ou Pressupostos

Buscando fazer levantamentos e consultas de sites de Internet e ainda livros que apresentem maiores informações acerca do papel fundamental da legislação prevista no Código de Processo Civil, juntamente com a necessidade de observância da correta aplicação da Lei dos Juizados Especiais.

Por meio dessas pesquisas, busca-se elucidar ainda mais a questão em debate que é a correta aplicação do Código de Processo Civil no Juizado Especial, tecendo significativas considerações para o melhor conhecimento do tema e consequentemente elementos que possam assim oferecer maior segurança na elucidação dessa controvérsia questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (232.9 Kb)   docx (363.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com