TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Administrativo no Direito

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1 Etapa 1        6

1.1 Passo 1 - Gestor        6

1.2 Empresário        7

1.3 Missão        8

1.4 Visão        8

1.5 Valores        9

2 Etapa 2        11

2.1 Passo 1        11

2.2 Passo 2-        11

3 Conclusão        13

4 Referencias Bibliográficas        14


1 Etapa 1

1.1 Passo 1 - Gestor

Habilidades de um gestor: analisando tudo oque já foi comentado ate o momento sobre questão de liderança, podemos concluir que existem diversos tipos de gestores, com diferentes estilos e métodos.

Podemos concluir que as habilidades necessárias e fundamentais que um líder de gestão devera desenvolver para tomar suas decisões e comportamentos de lideranças são basicamente as seguintes:

Sensibilidade nas situações – a habilidade que o gestor desenvolve em perceber as particularidades de cada situação ou individuo, além de suas tendências futuras. Com esta habilidade o gestor poderá diagnosticar mais precisamente a realidade, é pré- condição para as outras habilidades.

Flexibilidade – esta habilidade requer do gestor, capacidade em administrar a situação na qual ele esta inserido, alterando suas condições com a intenção de cumprir seus próprios objetivos e metas de trabalho.

Auto percepção – habilidades que o gestor deve possuir em saber e perceber suas limitações e recursos pessoais, assim como sua maneira de ver, agir, sentir e reagir aos seus estilos gerenciais. Sem esta, o gestor não terá como fazer uso das habilidades anteriores, pois lhe faltará um ponto de partida, uma referencia.

Liderança e poder – Podemos considerar como liderança, o processo de influencia de um individuo sobre o outro, através de qual uma pessoa ou grupo de pessoa sé orientado para o alcance de metas e objetivos.

Esse processo de influencia e comprometimento do subordinado com seu gestor, também e uma relação que esta baseada no poder. A influência exercida de um sobre o outro é que ira determinar o grau de envolvimento e comportamento. Através desse grau de influencia é que o gestor irá conseguir bons ou maus resultados.

O gestor detalha mais o funcionamento das estruturas adotadas e foca organizações que estão envolvidas em mercados que exigem alta velocidade na tomada de decisões e flexibilidade para reorganizar e atender as solicitações tanto internas como externas.

A partir desse ponto passa a dissolver das necessidades que as organizações demandam tais como, diversidade, velocidade de mudança, interdependência entre as unidades funcionais, as conexões de internet e a velocidade do ciclo do produto.

Essas necessidades resultam da evolução do mercado onde aparece também a migração do poder para as mãos do consumidor e a inter-relação com a evolução tecnológica. No caso da tecnologia, o autor mostra que no passado recente vário pontos de contato eram feitos com o cliente, mas de forma independente, utilizando sistemas de informação ou mesmo regras de atendimento sem uma coordenação entre os recursos.

1.2 Empresário

Empresário e a forma física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresaria), que empreende, que da existência, que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica para a produção ou circulação de bens e serviços.

Não é considerado empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística, ainda que, se utilize de colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir-se por empresa.

É comum chamarmos “empresa” a pessoa jurídica empresaria, e de “empresárias” os sócios, contudo, a empresa é a atividade, e não a pessoa que explora; e empresário não e o sócio da sociedade empresário, mas a própria sociedade.

Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizações caracterizam-se comum um sistema aberto e dinâmico, onde o sistema é risco como um conjunto de elementos interdependentes que, integram entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções.

A organização é composta de vários subsistemas principal, cada um tem suas características próprias, porem de forma se relacionam na constituição de um todo, e com objetivo ou uma razão que integra e justifica a reunião de suas partes.

A procura pelos melhores resultados e algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário cadenciadas um novo perfil de consumidores. Desse modo, as organizações começam a atuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifique e diferencie e demais players. 

1.3 Missão

A missão é tida como detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porque da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.

De acordo com o condutor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa esta tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o condutor, toda missão deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

1.4 Visão

A visão é algo responsável por nortear a organização.é um acumulo de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendorismo Louis Jacques Filion define visão como a “imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso”.

Em suam, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja a ser a médio e a longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

1.5 Valores

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um individuo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto atener ás necessidades de todos aqueles a sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com