TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Monografia

Por:   •  17/7/2019  •  Monografia  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE DO MARAMHÃO

CURSO DIREITO

ANÁLISE ACERCA DA (in)CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 28 DA LEI 11.343/2006

SÃO LUIS - MA

2018

VALDICLENES MARTINS DELMONDES BRITO

ANÁLISE ACERCA DA (in)CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 28 DA LEI 11.343/2006

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade do Maranhão-FACAM

Prof. Regina Celia Freitas

SÃO LUIS - MA

2018

VALDICLENES MARTINS DELMONDES BRITO

ANÁLISE ACERCA DA (in)CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 28 DA LEI 11.343/2006

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade do Maranhão-FACAM

Prof. Regina Celia Freitas

Aprovado em:____/____/_____

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________

Prof. Orientador

______________________________________________

2º Examinador

________________________________________________

3º Examinador

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        O PROBLEMA        6

2.1        Hipóteses        6

3        OBJETIVOS        7

3.1  Geral        7

3.2        Específicos        7

4        JUSTIFICATIVA        8

5     FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

5.1  O artigo 28 da lei 11.343/2006....................................................................10

5.2 Dos aspectos favoráveis à constitucionalidade do artigo.....................14

5.3  Do Debate no Supremo Tribunal Federal        15

5.4        Possíveis reflexos no Brasil com a Descriminalização do Porte de Drogras para Uso Pessoal        17

6        PROCESSO METODOLÓGICO        19

7        CRONOGRAMA        20        REFERENCIAS.................................................................................................21

  1. INTRODUÇÃO

        Hodiernamente, vivemos num País que é crescente a violência. Há estudiosos que afirmam que a violência está intrinsecamente ligada às drogas. O presente trabalho de conclusão de curso analisará através de pesquisas bibliográficas, estudos acerca da legislação que paira o tema, estudará pressuposições conceituais que norteiam o tema relacionado às drogas, em especial no que pertine às políticas criminais antidrogas.

        A proposta é fazer uma análise constitucional do artigo 28 da lei 11.343/06, conhecida como Lei de Drogas. Este projeto tratará das condutas relacionadas ao consumo pessoal de substância tida como ilícita, ou seja, até que ponto o Estado deve interferir na vida pessoal quando se trata de um malefício, que para parte da doutrina, é causado a si mesmo. E fazer um paralelo entre tais posicionamentos com os que são favoráveis à criminalização, sob o argumento de que, para outra parte da doutrina não criminalizar tais condutas estaria o Estado pondo em risco toda a coletividade.

        Este projeto aborda também o Recurso Extraordinário 635.659 perante o Supremo Tribunal Federal (STF) com repercussão geral reconhecida que questiona sua incompatibilidade com as garantias constitucionais da intimidade e vida privada. O mesmo encontra-se pendente de julgamento.

        Vale ressaltar que o presente projeto não pretende esgotar todas as vertentes acerca do tema, pois o mesmo ainda sofre muitos debates, e há inúmeros argumentos que defendem a constitucionalidade do artigo 28 aduzindo que o mesmo é um crime despenalizado e muitos que defendem pela sua inconstitucionalidade, aduzindo que há penalização sim.

        Portanto, o que se busca neste momento é tão somente fazer uma análise acerca da in(constitucionalidade) do artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas) e fazer o leitor indagar a si mesmo sobre a criminalização ou não do porte de drogas ilícitas para uso pessoal.

  1. PROBLEMA

        É constitucional ou inconstitucional dispositivo legal que define como crime o porte de drogas ilícitas para uso pessoal?

        2.1. Hipóteses

Parte da doutrina defende que não se pode definir como crime o porte de drogas para uso pessoal, visto que o artigo 28 da Lei de Drogas ataca a Constituição Federal. Para estes doutrinadores, o porte para consumo próprio de substâncias ilícitas não pode ganhar tipicidade penal sem violar o inciso X do artigo 5º da Carta Maior, configurando também, ataque ao princípio da lesividade penal.

Outra parte da doutrina defende que o porte de substância entorpecente está relacionado aos riscos provenientes da droga frente à sociedade e à saúde pública. Para eles não merece prevalecer o argumento dos que entendem que o referido porte para consumo pessoal constitui uma autolesão, alegando em consequência a inconstitucionalidade do art. 28 da Lei 11.343/063. E que o uso e o fornecimento ilícito de drogas são condutas extremamente prejudiciais, não somente para a vida, saúde, integridade física e segurança dos cidadãos considerados individualmente, mas para toda a coletividade.

        

  1. OBJETIVOS

3.1.  Geral

Analisar comparativamente a argumentos atualmente utilizados pela doutrina e jurisprudência para defender ou não a inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei 11.343/2006.

3.2.   Específicos

  1. Conhecer o inciso X do artigo 5º da Constituição Federal;
  2.  Revisar bibliografias de Direito Penal sobre a Constitucionalidade do artigo 28 da lei de drogas;
  3.  Identificar bibliografias de Direito Penal sobre a Inconstitucionalidade do artigo 28 da lei de drogas;
  4.  Coletar a jurisprudência nos tribunais sobre o tema.

  1. JUSTIFICATIVA

O estudo será de grande relevância no mundo jurídico, uma vez que discute a constitucionalidade de dispositivo de lei que pune com advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade, medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo a quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (236 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com