TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECURSO INOMINADO

Por:   •  2/5/2017  •  Tese  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO 1ª JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE BRASÍLIA/DF.

PROCESSO Nº. 0732929-69.2016.8.07.0016

INFRAMÉRICA CONCESSIONÁRIA DO AEROPORTO DE BRASÍLIA, pessoa jurídica de direito privado, já qualificado nos autos em epígrafe, inconformado com a conclusão apresentada na sentença exara por Vossa Excelência, publicada em 13/02/2017 e disponibilizada em 09/02/2017, que julgou procedente os pedidos apresentados pelo AUTORA …, pessoa física, também já qualificada, vem à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seus advogados do Núcleo de Prática Jurídica do UDF que ao final assinam (mandato anexo), com fulcro nos artigos 41 e 42, da Lei n.º 9.099/95, interpor

RECURSO INOMINADO

À Egrégia Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Distrito Federal, pelas razões descritas em anexo, requerendo a juntada aos autos, a tramitação regular na forma legal e a remessa ao colegiado retro.

Nesses termos,

pede deferimento.

Brasília, 02 de março de 2017.

PEDRO RANGEL GUALBERTO DA FONSECA                        Yara Gissoni Almeida

                RA1110228                                                             OAB/DF 5146

                                                                                NPJ RECURSAL UDF

                                                                                         111.111

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ RALATOR DA... TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS DO DISTRITO FEDERAL

PROCESSO Nº. 0732929-69.2016.8.07.0016

RECORRENTE: INFRAMÉRICA CONCESSIONÁRIA DO AEROPORTO DE BRASÍLIA

Recorrido: AUTORA …

RAZÕES DE RECURSO INOMINADO

COLENDA TURMA!

Com as devidas vênias ao Meritíssimo Juízo de origem, a r. sentença, disponibilizada em 09/02/2017 e publicada em 13/02/2017, merece ser reformada, pelas seguintes razões de fato e de direito:

I – DOS PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS:

I.I – INTRÍNSECOS:

a) Legitimidade

Conforme permissivo legal descrito no artigo 996, do CPC/15, tem legitimidade para interpor recurso a parte que for vencida.

Pela procedência dos pedidos, o Recorrente, que figurou como Requerido no polo processual de origem, possui legitimidade recursal.

b) Capacidade

O Recorrente, pessoa jurídica de direito privado, possui capacidade plena, uma vez que preenche os requisitos dos artigos 45 e 985, do CC/02.

c) Interesse

O interesse está centrado na necessidade de anular a r. sentença, porquanto esta, apesar do sempre acertado entendimento do Magistrado, não observou alguns procedimentos processuais, o que ocasionou no ceifamento de direitos deferidos pelo âmbito normativo pátrio, conforme se buscará demonstrar.

I.II – EXTRÍNSECOS:

a) Tempestividade

Nota-se que o artigo 42, da Lei n.º 9.099/95, afirma ser de 10(dez) dias, a contar da ciência da sentença, o prazo para interposição de recurso inominado.

Não se pode olvidar que a Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do Distrito Federal, pacificou o seguinte entendimento por meio da Súmula n.º 4, verbis:

Nos Juizados Especiais Cíveis e de Fazenda Pública, na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis, nos termos do art. 219, do Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15)

Ressalta-se, ainda, que a contagem além de ser feita em dias úteis, conforme explanado acima, se opera excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, consoante dicção do artigo 224, do CPC/15.

Ressalta-se que a r. sentença fora publicada em 13/02/2017, portanto o termo para o ajuizamento é até a presente data, qual seja, o dia 02/03/2017.

b) Cabimento

O juízo de origem analisou o mérito, porquanto acolheu os pedidos da Inicial, portanto houve sentença definitiva com resolução do mérito, sendo assim, o Recurso Inominado é o meio processual cabível, conforme se depreende do artigo 41, da Lei n.º 9.099/95.

c) Adequação

O presente recurso é o que se encaixa nas peculiaridades do tipo de decisão proferida pelo Juízo a quo.

Sendo que na estruturação normativa há uma espécie de recurso para cada tipo de ato decisório, o Recurso Inominado é adequado à reforma ou anulação de decisões terminativas ou definitivas proferidas pelo Juizado Especial (excetuadas as homologatórias de conciliação ou laudo arbitral), conforme preceito apresentado pelo artigo 41, da Lei n.º 9.099/95.

d) Preparo

O Recorrente apresentam (doc. anexo), em prazo, as guias de preparo devidamente recolhidas, consoante §1º, do artigo 42, da Lei 9.099/95.

e) Representação processual

O Recorrente está devidamente representado pelos advogados do Núcleo de Prática Jurídica do UDF (mandato em anexo), conforme determina o §2º, do artigo 42, da Lei n.º 9.099/95 e o artigo 103, do CPC/15.

II – BREVE RESUMO DOS AUTOS

A Recorrida ajuizou ação de indenização por danos morais em face do Recorrente, sob a alegação de ao desembarcar de um voo, enquanto se encontrava no banheiro feminino próximo à esteira de bagagens, notou que estava sendo filmada por um funcionário da limpeza.

O Recorrente, em defesa, não negou a ocorrência da filmagem, todavia afirmou que o funcionário da limpeza fora contratado por empresa terceirizada, que é exigida dos funcionários a “certidão de nada consta em relação a antecedentes criminais” e que tomou todas as providências necessárias, inclusive, demitindo o funcionário.

O MM. Juízo de origem deu fim à fase processual afirmando em síntese que:

[…] a requerida possui responsabilidade por atos praticados por funcionários que prestam serviços no aeroporto, ainda que tenham sido contratados por outra empresa […]. Desta forma, não vislumbro nenhuma excludente da responsabilidade, não havendo que se falar, por óbvio, em culpa exclusiva de terceiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com