TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECURSO ORDINÁRIO

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                           PEÇA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA _VARA DO TRABALHO DE GUARAPUAVA - PARANÁ.

Processo nº ...

JOHN RICHARD,  já qualificado  nos   autos    em  epígrafe, em que   move em face de EU AMO O CDC FILIAL   POSTO  DE   GASOLINA   LTDA,também qualificado, vem respeitosamente à Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado adiante assinado, propor:


                                                                               RECURSO ORDINÁRIO

Para o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da vara de Guarapuava com fulcro no artigo 893, II e 895, I da CLT.

  1. Da tempestividade

             O presente recurso é tempestivo tendo em vista que a sentença foi proferida na data de 27 de março de 2020 e o prazo final é 08 de abril de 2020.

  1. Preparo recursal

             O preparo foi realizado, tendo em vista o depósito recursal em anexo e o pagamento das custas processuais, conforme documento anexo.

Diante do exposto, requer:

I . O recebimento do presente recurso,

II . Intimação da outra parte para apresentar contrarrazões ao recurso ordinário, no prazo de 8 dias, conforme estabelece artigo 900 da CLT e,

III . Posteriormente, a remessa para o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da vara de Guarapuava/PR.

Dá-se à causa o valor de R$...

Termos em que,Pede deferimento.

                                                                         Guarapuava, 08 de Abril de 2020.

Advogado....
OAB... nº...

Exmos. Desembargadores da Turma do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da vara de Guarapuava/PR  RAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO
Origem: ... Vara do Trabalho de Guarapuava
Processo nº ...
Recorrente: JOHN RICHARD
Recorrido: EU AMO O CDC LTDA 

Egrégio Tribunal Regional da vara do Trabalho de Guarapuava

Colenda Turma!
Nobres Julgadores!

I. DOS FATOS

 O reclamante propôs reclamatória trabalhista em face da recorrida, requerendo o recolhimento do FGTS referentes  aos últimos  5 (cinco) anos  do contrato de trabalho, a continuação do pagamento da periculosidade, bem   como, os  seus  reflexos.  Deu-se  o  valor  da  causa  em  R$ 15.000,00 (quinze  mil  reais). Assim, recorrida contestou, alegando  que o  recorrent e não  tinha  direito  ao  recebimento  da  periculosidade  pois  não  estava exposto a condições de risco.

 O  magistrado  determinou  a  realizaçã o de   prova técnica e, ao final da instrução processual, acatou os argumentos  do  reclamado,   julgando   totalmente   improcedente  o  pedido do  reclamante ,  condenando  em custas de 2% ao valor da causa e honorários de sucumbência em 5% do valor da causa.

Ainda,  na  sentença  decidiu  pela  aplicação   da  prescrição  bienal  com    relação   ao pedido da condenação ao recolhimento do FGTS dos últimos 5 (cinco) anos do contrat o de trabalho.

II. DO CABIMENTO DO PRESENTE RECURSO ORDINÁRIO.

               A decisão proferida na Vara do Trabalho trata-se de uma sentença, dessa forma encerrando a atividade jurisdicional do Douto Juízo de primeira instância.
Neste contexto, o reexame da decisão supra citada só poderá ser feita através de Recurso Ordinário, conforme preceitua o  artigo  895,  alínea  "a"  da  CLT. Cumpre  ressaltar  que  segue cópia das custas e depósito recursal devidamente recolhidas, além do presente recurso ter sido interposto no actídio legal.
              Dessa   forma,  preenchido  os  pressupostos  de  admissibilidade  requer  o  devido  processamento  do presente recurso.

III. DO MÉRITO

a) DA PRESCRIÇÃO BIENA
             Em   inicial   o  recorrente  pleiteou  recolhimento  do  FGTS  dos  últimos 5 anos do contrato de trabalho, entretanto, a esse pedido teve-se a aplicação da prescrição bienal.entretanto a presente ação é tempestiva, pois o prazo em questão é de 2 (dois)
anos após o encerramento do contrato de trabalho para o empregado ingressar com a ação. Existiu equivoco entre a prescrição bienal (dois anos) e prescrição quinquenal (cinco anos) esse ultimo se referindo ao cinco anos contados da propositura da demanda trabalhista.

             De acordo com o artigo 7° da Constituição federal inciso XXIX A presente ação é tempestiva:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;

             Dessa maneira, a referida sentença merece ser reformada, em razão da não existência da prescrição bienal. Requer portanto, a reforma da sentença de primeiro grau julgando procedente o referido pedido.

b) DO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE  

              O magistrado sentenciou como improcedente o pedido do adicional de periculosidade, conforme prova técnica, entendendo que o recorrente não tinha direito, pois não estava exposto a condições de risco.

Não obstante, o recorrente laborava em áreas perigosos, com proximidade a inflamáveis, devendo portanto, ter direito ao recebimento do adicional de periculosidade.

O artigo 7º, inciso XXIII da CF preceitua que:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (716.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com