TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA ONDE O GARGALO DETERMINA O RITMO DA FÁBRICA

Por:   •  19/5/2015  •  Monografia  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR – FAMA

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE SOUZA CRUZ

IARA CELESTE FERREIRA DOS SANTOS

JOSÉ ILTON DOS SANTOS

MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA FILHO

ROBERTO QUEIROZ DA SILVA JUNIOR

RESENHA DO LIVRO: A META

CAPÍTULOS 26 A 30

SALVADOR – BAHIA

2009.2


CRISTIANE SOUZA CRUZ

IARA CELESTE FERREIRA DOS SANTOS

JOSÉ ILTON DOS SANTOS

MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA FILHO

ROBERTO QUEIROZ DA SILVA JUNIOR

RESENHA DO LIVRO: A META

CAPÍTULOS 26 A 30

Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial da disciplina Administração da Produção, do curso de Administração da Faculdade Montessoriano de Salvador – FAMA.

Orientador: Joseph

 

 

SALVADOR – BAHIA

2009.2


SUMÁRIO

1 CAPÍTULO 26        

2 CAPÍTULO 27        

3 CAPÍTULO 28        

4 CAPÍTULO 29        

5 CAPÍTULO 30        

REFERÊNCIAS        

1 CAPÍTULO 26

Alex está sentado, em casa, na mesa, pensando, quando seus filhos Sharon (filha) e Dave (filho) aparecem e perguntam se podem ajudar. Ele então apresenta o problema que era o da caminhada que tinha Herbie como gargalo no meio da fila e Alex tinha que resolver a dispersão. Alex convida então os filhos para ver quem tem a melhor ideia para manter todos na fila juntos.

Após um tempo os dois filhos retornam cada um com uma ideia: Sharom: parada - a do tambor todos acompanham a batida; Dave: alpinista - amarrar todos com uma corda. Como a fila representava o inventário total e sendo assim não poderia ser maior que a corda com comprimento predeterminado (controlado). As duas ideias foram boas tinham como princípio (manter o ritmo).

SISTEMA ONDE O GARGALO DETERMINA O RITMO DA FÁBRICA

Para Alex agora o problema do inventário parecia resolvido na fábrica, concluiram que estavam liberando muito material. Segundo eles não precisavam de mais cinco ou seis semanas de estoque na frente do gargalo para mantê-lo produtivo.

Segura os materiais para peças vermelhas em vez de empurrá-los assim que o primeiro não gargalo não tiver o que fazer, as fresadoras terão tempo para trabalhar nas verdes e peças que estão faltando chegarão à montagem sem problemas, disse Stayce (gerente controle estoque). O que era preciso descobrir era quando liberar o material para peças vermelhas de acordo com a quantidade de peças necessárias para o gargalo, pois o gargalo sem trabalho perde ganho. Os gargalos iram dizer quando mais materiais iriam liberar para o sistema. Tambor e corda substituídos por computadores, todos na fabrica concordaram.

Ralph (responsável pelo pessoal de processamento e sistemas de gerenciamento de dados) tem uma ideia de prever quando liberar o material de acordo com dados dos dois gargalos. Como eles mantém dados sobre os gargalos, podem prever com semanas de antecedência no que cada gargalo vai trabalhar em certos horários. Sabendo-se o que está na fila se pega o tempo médio de preparação e de processo de cada peça e calcula-se quando cada lote sairia do gargalo. Lidando com um centro de trabalho com menos dependência se pega a média das flutuações estatísticas e terão maior precisão.

Por observação Ralph sabe que leva umas duas semanas, um dia ou dois a mais ou a menos, para o material chegar aos gargalos depois de liberado no processo. Ou seja, somando duas semanas ao tempo de preparação e ao tempo de processo, sabe-se quanto tempo vai levar até que o gargalo esteja realmente trabalhando no material liberado, assim toda vez que sai um lote atualiza-se informações e calcula-se a data que Stayce deverá liberar mais material com etiqueta vermelha.

Então se mantiverem um estoque em processo de três dias na frente do gargalo deveriam estar seguros, como também resolver o problema do inventário na frente da montagem. Então Jonah explica que se Ralph pode determinar uma programação para liberação de materiais com etiquetas vermelhas, ele pode determinar uma programação para montagem final. Se ele sabe quando as peças dos gargalos vão chegar à montagem final, ele então calcula retroativamente e determina a liberação do material do não gargalo ao longo de cada rota.

OCIOSIDADE NÃO AUMENTA AS DESPESAS OPERACIONAIS

Se uma pessoa produzir uma peça ou ficar parada por alguns minutos não aumentará a despesa operacional, agora o estoque em excesso sim.

TODOS OS PROBLEMAS SÃO SIMPLES QUANDO VOÇÊ ENCONTRA A SOLUÇÃO

2 CAPÍTULO 27

O capítulo 27 segue abordando os problemas na fábrica, Alex se reúne com todos os gerentes da fábrica, para discutir os resultados obtidos no mês de maio, embora tenha obtido um mês excelente. Todos os problemas foram resolvidos, decorrente da falta de peças de não gargalo, e os materiais são liberados de acordo com o sistema.

O novo sistema desenvolvido por Ralphie tinha a previsão com antecedência de cada gargalo e horário determinado o que estaria trabalhando, o tempo médio de preparação e processo de cada peça, capaz de calcular até as flutuações estatísticas com maior nível de precisão. Com o sistema foram alcançados ótimos resultados, obteve-se um bom mês, os inventários começaram a cair, os materiais são liberados de acordo com a velocidade ditada pelos gargalos. O sistema tem um terminal de dados em cada gargalo, à medida que o inventário é processado a informação é incluída no banco de dados, ele prevê em quanto tempo o pedido será expedido, cria relatório para o marketing que lista os pedidos de todos os clientes e as datas em que serão expedidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com