TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senso Percepção

Por:   •  16/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

As alterações quantitativas da sensopercepção

O objeto aqui existe, tendo somente um aumento ou diminuição anormal da intensidade percepção acerca daquele. Trindade divide em três tipos de alterações:

  • Hiperestesia: o aumento anormal das percepções. Sendo mais comum sua exemplificação através da visão e audição, com cores mais vibrantes e ruídos sendo percebidos como barulhos muito altos. Muitas vezes decorrem de intoxicações por drogas alucinógenas (LSD) ou em estados maníacos, segundo Trindade. Dalgalarrondo apresenta ainda outras causas de natureza patológicas como hipertireoidismo, epilepsia, enxaqueca e esquizofrenia. Este ainda nos apresenta a hiperpatia como esse aumento da percepção na pele, onde um leve estímulo causa desconforto e até mesmo dor, sendo típico de pacientes com síndromes talâmicas.
  • Hipoestesia: aqui temos a diminuição da intensidade das percepções acerca do objeto. O mundo se torna mais escuro, alimentos sem sabores e odores sem intensidade caracterizam essa alteração da sensopercepção. É comum em estados depressivos ou melancólicos.
  • Analgesia: Trindade nos traz como a perda de sensibilidade de partes determinadas do corpo. Dalgalarrondo nos fala das anestesias táteis que são a perda de sensação tátil de áreas da pele, e dentro disso diferencia a anestesias (perda no geral) das analgesias táteis (perda das sensações dolorosas) da pele.

Dalgalarrondo ainda nos apresenta dois quadros clínicos de alterações da sensopercepção:

  • Parestesias: são sensações táteis desagradáveis (não propriamente dores), em geral espontâneas, sentidas como formigamentos, adormecimentos, picadas, agulhadas ou queimações. Podem ser patológicas ou não, e como exemplo do último tipo há a Parestesia de Berger quando o sujeito cruza a perna por longo tempo e passa a sentir formigamento e adormecimento. Tal alteração se deu devido a compressão de nervo correspondente.
  • Disestesias: sensações anômalas, em geral dolorosas, desencadeadas por estímulos externos. Dalgalarrondo nos traz como exemplo elucidativo o caso de estimular a pele do paciente com calor e este referir sensação de frio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (197.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com