TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  23/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                                                                           

[pic 1]

Graduação em Serviço Social

(6º Série de 2014)

Uni- Anhanguera Centro Universitário

De

São José dos Campos

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Tutor a distância: Kheila Aparecida Contador

Professora : Ma Ana Lúcia A. Antonio

Lilliet Teodora Hassam RA:9472532555

Maria Isaura da Silva P. RA:3876749287

Vera Lucia Ferraz RA:4342804178

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Metodologia e trabalho cientifíco________________________3

DESENVOLVIMENTO

Desemprego________________________________________5

Problema___________________________________________6

Justificativa________________________________________7

CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________8

BIBLIOGRAFIA____________________________________9

INTRODUÇÃO

        O objetivo deste estudo é destacar a importância do estudo, justificar motivos para fazer a pesquisa, compreender a importância de um projeto de pesquisa bem elaborado e embasado de acordo com a metodologia cientifíca.

        A pesquisa encaminha para o objetivo quando começa a definir com maior precisão o que será estudado, e para que será estudado.

METODOLOGIA E TRABALHO CIENTÍFICO

         

        Pois é através da pesquisa é que se consegue chegar ao conhecimento dos fatos. O trabalho científico é muito importante para o serviço social. Como seria o profissional de serviço social sem a pesquisa, para construir as suas técnicas de intervenção para ser aplicada de forma adequada para com seu objeto de trabalho?  

Pois para falarmos de qualquer que seja o assunto, escrever, estando dentro do campo de construir verdades, precisamos sempre de pesquisas para saber se estamos certos do que estamos falando, escrevendo ou aplicando de maneira como  deveria de ser. Pois encontramos diversas referencias para se construir a verdade.

No senso comum o sujeito expõe o que ele próprio sabe, fala por si mesmo não o que os outros opinam. Pois é através do conhecimento do senso comum é que se chega a veracidade da realidade do que acontece no dia a dia, coisas que não se consegue chegar ao conhecimento de todos..

 Pois adotando o método científico os cientistas conseguem atingir a humanidade com informações importantes, que no senso comum como não são discutidos entre comunidade não conseguiria atingir.

Mas para que as informações ultrapassem para chegar ao conhecimento de todos tem que ser usado o método científico, pois vai se aprofundar nas pesquisas, nas coletas concretas ser comprovada e depois publicada chegando ao conhecimento de todos. E é através das pesquisas é que o profissional vai em busca de comprovar o verdadeiro direito que o cidadão tem conforme são  constituídos  nas leis, não só profissional qualquer um que queira saber dos seus direitos.  

Na metodologia científica encontramos muitas verdades que não acreditamos que realmente seja verdade por serem absurdas que as vezes duvidamos que seja real.

Segundo Karl Popper não existe um método para certificar se a teoria científica é realmente verdadeira se aconteceu de fato. Isso significa que o método científico pode ser uma suposição ao mesmo tempo em que pode ser ou não verdade, por não ter como averiguar o verdadeiro acontecimento. Para ele a mesma capacidade que os cientistas tem de debater e provar que seja verdade eles tem também a habilidade de que a coisa que não seja verdade se torna a ser fazendo que todos acreditem.

       Os cientistas buscam o conhecimento científico através de grupos entre outros cientistas cada um trazendo seu conhecimento e, como cada um tendo a sua linha de pensamento, entre eles surgem os que criticam os que concordam os que discordam os que ajudam até que se chegue a um conhecimento que se possa ser conhecido por todos transformando em fato real.

Quando vamos fazer uma pesquisa de qualquer que seja o tema não podemos inventar, precisamos saber o que estamos apresentando, e é através dessas orientações teóricas é que chegaremos a uma resposta verdadeira. Um profissional sem a teoria não saberia conduzir o seu objeto de trabalho, a questão social.

A Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico.

        É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.

        

DESEMPREGO

        O desemprego existe desde a revolução industrial quando surgem as máquinas para substituir os operários nas fábricas com o objetivo de acumular capital.  E a cada tempo que se passa parece que a situação vai se complicando cada vez mais nos dias de hoje, e não só nas cidades como também no campo e ninguém está livre deste fenômeno que passou a acontecer com o surgimento da industrialização.

A globalização, por exemplo, por um lado facilita o poder de compra do consumidor com mercadorias, agilidade nas informações com mais rapidez. Levando para o outro lado ela colabora intensamente com o desemprego, pois os trabalhadores são substituídos pelas máquinas nas empresas,    

Quantas famílias que vive no campo ficam desempregadas sendo substituídas pelas máquinas mecanizadas que dão muito mais lucros para os capitalistas do que as mãos humanas, quando perdem seus empregos eles vão a procura de trabalho em outra cultura para sustentar a família.

 E não sendo diferente da cidade, também que trocam os seres humanos por máquinas, com altas tecnologias avançadas nos mercados .

Mas o desemprego prejudica na economia do país, pois o desemprego também é provocado principalmente no Brasil devido aos encargos muito elevados, assim contribuindo com a não contratação de mão de obra humana.

Se os capitalistas fossem mais criativos, não ficavam inventando tantas tecnologias para prejudicar a população.

        Uma família desempregada não tem poder de compra, pois as máquinas também não tem poder de compra, só tem poder para tirar o emprego de muitos dos trabalhadores que leva seu pão de cada dia para com sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com